Search
Now showing items 1-10 of 105
Um estudo sobre a paisagem acústica de dois fragmentos de restinga da Região dos Lagos/RJ.
(IFRJ - ARRAIAL DO CABO, 2018)
Ambientes muito ameaçados pelo homem, como é o caso do ecossistema de restinga no Estado do Rio de Janeiro, necessitam de estudos nesta área, além do desenvolvimento de tecnologias alternativas que possam atender os diversos ...
Memória e cotidiano: do meio de vida pesqueiro Cabista às trabalhadoras e trabalhadores do mar.
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2018)
O presente trabalho tem como objetivo descrever a (re)produção social da pesca, a partir da memória de pescadores que viveram em Arraial do Cabo, quando a mesma ainda era uma isolada vila bucólica. Para isso, utilizamos a ...
A experiência da descentralização do licenciamento ambiental do município de Arraial do Cabo, RJ
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2018)
A descentralização é a transferência de responsabilidade de um ente federativo para
outro, no caso específico o licenciamento ambiental do Órgão Estadual do Meio
Ambiente (OEMA) para município de Arraial do Cabo. O ...
O Turismo como possibilidade para a preservação do patrimônio da comunidade tradicional salineira do Caminho do Sal - RJ
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2018)
A Região da Costa do Sol no Estado do Rio de Janeiro, representada pelos municípios de
Armação dos Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Maricá, Rio das Ostras, Macaé, Saquarema,
Araruama, Iguaba Grande, Casimiro de Abreu, ...
Química verde em métodos sintéticos: aplicação de novas metodologias experimentais na formação de professores de Química
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018)
Os primeiros relatos de degradação do meio ambiente começaram descrevendo
problemas locais, pontuais. Hoje, o ser humano pode notar que os problemas
pontuais já são problemas em comum, com dimensões globais. É ...
A inclusão no currículo do IFRJ: uma análise da trajetória formativa dos futuros professores de química
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018)
São poucos os trabalhos acadêmicos que correlacionam o Ensino de Química
à Educação Inclusiva, principalmente quando se fala em propor metodologias
diferenciadas, que tornem as aulas inclusivas para que se adéquem ...
Uso da temática nanociência e nanotecnologia no ensino de química
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018)
Muitos alunos possuem dificuldade para aprender Química, pois muitas vezes ela
limita-se a teorias e cálculos que não tem relação direta com a vivência do aluno
levando a uma desmotivação. Este trabalho tem como objetivo ...
Elaboração de apostila como um material didático interdisciplinar para o ensino médio utilizando o lixo eletrônico como tema gerador.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018)
A educação brasileira iniciouse no processo de catequização indígena carreando
por muito tempo características de que o professor seria o detentor do conhecimento
que seria depositado no aluno, e, como consequência, ...
Destilaria: uma proposta lúdica para o ensino de química orgânica.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018)
O ensino da Química Orgânica apresenta conteúdos demasiadamente extensos e
complexos, exigindo dos estudantes habilidades como abstração e visão espacial
para sua completa assimilação, além do entendimento de uma linguagem ...
Química forense: uma proposta de oficina temática para o ensino médio da rede estadual de ensino.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018)
O presente trabalho teve como objetivo propor uma Oficina Temática em Química
Forense para o Ensino Médio. A pesquisa de caráter qualitativo foi realizada em um
colégio estadual no município de São João de Meriti Rio ...