Nas Biografias profissionais: um estudo da trajetória dos educadores dos educadores de química.
Fecha
2019-12-09Autor
Nascimento, Yago Marinho Aquino do
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O presente trabalho surgiu a partir da necessidade de se entender como se deu o
processo de formação inicial dos professores que integram ou já integraram a
equipe de Ensino de Química e que atuam no IFRJ – campus Duque de Caxias.
Além disso, buscou-se compreender suas práticas profissionais na atualidade. Esse
tema nasceu a partir da reflexão de como a formação dos professores formadores
de futuros professores pode possivelmente impactar a formação de seus alunos
licenciandos, já que a sua prática é estimulada por posições teóricas e políticas
sobre a educação. Buscou-se através das entrevistas feitas junto a esses
professores investigar aspectos de sua formação que contrastam diametralmente
com a formação que os licenciandos em Química dessa instituição recebem ao
longo de todo o curso, tentando entender os desafios que esses docentes passaram
também ao longo de suas formações e ainda passam, atualmente, nos contextos de
suas aulas. Ao final da análise dos resultados, pode-se perceber que o processo de
reflexão sobre uma formação fragilizada em relação aos saberes docentes impactou
tais professores do IFRJ no que se refere à compreensão de alguns aspectos
relacionados ao Ensino de Química. Destaca-se a percepção do grupo entrevistado
em relação à formação no IFRJ – campus Duque de Caxias ao afirmarem que ela é
dada de forma mais elaborada pensando em todo o curso a formação do futuro
professor de Química
Colecciones
Ítems relacionados
Mostrando ítems relacionados por Título, autor o materia.
-
Racismo Ambiental no Ensino de Química: Produção de recursos didáticos acessíveis para alunos com deficiência visual
Nascimento, Camila de Faria (IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2023)A deficiência visual é aquela com maior predominância na população brasileira. Alunos com deficiência visual têm direito a uma educação inclusiva e para isso de fato acontecer, necessitam de infraestrutura escolar no que ... -
A química verde na formação de professores: um estudo sobre as disciplinas de química e o PCK dos docentes do curso de licenciatura em química do IFRJ campus Duque de Caxias
Lopes, Jose Victor Pereira (2023-07-13)A Química Verde (QV) é uma área da Química que surge devido a necessidade de propostas de novas rotas reacionais menos agressivas ao ecossistema. O recente campo de ensino em QV se origina de modo a colaborar com a ... -
Justiça ambiental e abordagens CTS: um diálogo possível: proposta de sequência didática para o ensino de química
Ferreira, Erica Maia (2023-07-11)O movimento por justiça ambiental busca promover a divisão igualitária dos danos ambientais, é importante que a temática seja discutida na educação básica. No entanto, analisando as publicações em revistas e eventos ...