Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2024-09-04T12:22:57Z
dc.date.available2024-09-04T12:22:57Z
dc.date.issued2018-12-12
dc.identifier.citationGRUNEWALD, Thayse Gonçalves. Uma proposta de guia didático para professores de Química do estado do Rio de Janeiro: busca por um ensino diferenciado. Duque de Caxias, RJ: IFRJ, 2018. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias. Licenciatura em Química.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1057
dc.description.abstractO trabalho trata sobre as dificuldades que os professores das escolas estaduais possuem para dar aulas de Química diferenciadas que atraiam os estudantes do Ensino Médio regular. Partiu-se do princípio que durante a formação do profissional ou não foram vistas metodologias que possibilitem um ensino construtivista ou foram dadas em um curto espaço de tempo o que não permitiu um grande desenvolvimento do assunto. Isso faz com que o futuro professor perca a afinidade com esse caráter diferencial no ensino da Química, gerando assim a preferência pela reprodução do ensino tradicional. Pensado em uma forma de tentar mudar um pouco esse cenário, criou-se um guia didático voltado para professores de Química do Estado no ensino regular. Nesse guia, chamado Ciências no cotidiano: um guia para ser um professor diferente, trata-se assuntos como: o por que é necessário fazer um ensino diferente do tradicional, o que os alunos atuais querem com relação as aulas e as ferramentas de contextualização, interdisciplinaridade e experimentos investigativos. Além disso, o guia conta com exemplos de assuntos e textos que podem ser usados na integra ou serem adaptados juntamente com experimentos que foram sugeridos apenas materiais se fácil acesso. Para poder avaliar a qualidade do material produzido buscou-se materiais que explicassem como uma apostila deve ser montada de modo a ajudar no ensino, a ajuda de professores colaboradores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro campus Duque de Caxias e a avaliação de alguns professores do Estado do Rio de Janeiro.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ, Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuímica - Formação de docentept_BR
dc.subjectQuímica - Guia didáticopt_BR
dc.subjectLicenciatura em Química - Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.titleUma proposta de guia didático para professores de Química do estado do Rio de Janeiro: busca por um ensino diferenciadopt_BR
dc.contributor.authorGrunewald, Thayse Goncalves
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples