dc.date.accessioned | 2024-09-04T12:22:57Z | |
dc.date.available | 2024-09-04T12:22:57Z | |
dc.date.issued | 2018-12-12 | |
dc.identifier.citation | GRUNEWALD, Thayse Gonçalves. Uma proposta de guia didático para professores de Química do estado do Rio de Janeiro: busca por um ensino diferenciado. Duque de Caxias, RJ: IFRJ, 2018. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias. Licenciatura em Química. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1057 | |
dc.description.abstract | O trabalho trata sobre as dificuldades que os professores das escolas estaduais
possuem para dar aulas de Química diferenciadas que atraiam os estudantes do
Ensino Médio regular. Partiu-se do princípio que durante a formação do profissional
ou não foram vistas metodologias que possibilitem um ensino construtivista ou foram
dadas em um curto espaço de tempo o que não permitiu um grande desenvolvimento
do assunto. Isso faz com que o futuro professor perca a afinidade com esse caráter
diferencial no ensino da Química, gerando assim a preferência pela reprodução do
ensino tradicional. Pensado em uma forma de tentar mudar um pouco esse cenário,
criou-se um guia didático voltado para professores de Química do Estado no ensino
regular. Nesse guia, chamado Ciências no cotidiano: um guia para ser um professor
diferente, trata-se assuntos como: o por que é necessário fazer um ensino diferente
do tradicional, o que os alunos atuais querem com relação as aulas e as ferramentas
de contextualização, interdisciplinaridade e experimentos investigativos. Além disso,
o guia conta com exemplos de assuntos e textos que podem ser usados na integra ou
serem adaptados juntamente com experimentos que foram sugeridos apenas
materiais se fácil acesso. Para poder avaliar a qualidade do material produzido
buscou-se materiais que explicassem como uma apostila deve ser montada de modo
a ajudar no ensino, a ajuda de professores colaboradores do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro campus Duque de Caxias e a
avaliação de alguns professores do Estado do Rio de Janeiro. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ, Campus Duque de Caxias | pt_BR |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Química - Formação de docente | pt_BR |
dc.subject | Química - Guia didático | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em Química - Campus Duque de Caxias | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de guia didático para professores de Química do estado do Rio de Janeiro: busca por um ensino diferenciado | pt_BR |
dc.contributor.author | Grunewald, Thayse Goncalves | |
dc.type | TCC | pt_BR |