Uma proposta de guia didático para professores de Química do estado do Rio de Janeiro: busca por um ensino diferenciado
Abstract
O trabalho trata sobre as dificuldades que os professores das escolas estaduais
possuem para dar aulas de Química diferenciadas que atraiam os estudantes do
Ensino Médio regular. Partiu-se do princípio que durante a formação do profissional
ou não foram vistas metodologias que possibilitem um ensino construtivista ou foram
dadas em um curto espaço de tempo o que não permitiu um grande desenvolvimento
do assunto. Isso faz com que o futuro professor perca a afinidade com esse caráter
diferencial no ensino da Química, gerando assim a preferência pela reprodução do
ensino tradicional. Pensado em uma forma de tentar mudar um pouco esse cenário,
criou-se um guia didático voltado para professores de Química do Estado no ensino
regular. Nesse guia, chamado Ciências no cotidiano: um guia para ser um professor
diferente, trata-se assuntos como: o por que é necessário fazer um ensino diferente
do tradicional, o que os alunos atuais querem com relação as aulas e as ferramentas
de contextualização, interdisciplinaridade e experimentos investigativos. Além disso,
o guia conta com exemplos de assuntos e textos que podem ser usados na integra ou
serem adaptados juntamente com experimentos que foram sugeridos apenas
materiais se fácil acesso. Para poder avaliar a qualidade do material produzido
buscou-se materiais que explicassem como uma apostila deve ser montada de modo
a ajudar no ensino, a ajuda de professores colaboradores do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro campus Duque de Caxias e a
avaliação de alguns professores do Estado do Rio de Janeiro.
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