Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2024-09-04T12:14:10Z
dc.date.available2024-09-04T12:14:10Z
dc.date.issued2019-06-19
dc.identifier.citationSILVA, Talita Gonzaga da. A mineração do carvão como tema gerador no ensino de Química: proposta para uma abordagem CTSA na Educação de Jovens e Adultos. Duque de Caxias, RJ: IFRJ, 2019. 100f. Trabalho de Conclusão de Curso - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias. Licenciatura em Química.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1056
dc.description.abstractA mineração do carvão como tema gerador permite discutir conceitos importantes de Química, além de promover a interdisciplinaridade com as disciplinas de Física, Biologia, História e Geografia, por meio da composição química do carvão, seu contexto histórico e da sua utilização como fonte de energia. Este tema também pode contribuir para a alfabetização científica dos alunos ao tratar de discussões sobre os riscos e os impactos ambientais resultantes da atividade de mineração, bem como a influência da queima do carvão no aquecimento global e na ocorrência de chuvas ácidas. Para isso, é possível utilizar uma abordagem de ensino por meio do movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). O público alvo desse estudo foram alunos do segundo ano do Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da rede federal, estadual e particular de ensino. Este público necessita de uma abordagem diferenciada e contextualizada, que permite ao aluno associar o conteúdo visto na sala de aula com a realidade que o cerca. Assim, acredita-se que as recentes tragédias ocorridas em nosso país na área de mineração possam despertar a curiosidade dos alunos sobre o tema e contribuir para o sucesso da abordagem. Para tal, o projeto foi dividido, em quatro etapas: (i) contextualização do tema gerador; (ii) abordagem química com foco na conscientização ambiental; (iii) abordagem teórica sobre funções inorgânicas e (iv) experimentação. A primeira etapa consistiu da apresentação do tema gerador, por meio de tópicos como a importância do carvão no contexto histórico, as suas formas de utilização e os impactos ambientais causados pela atividade de mineração. Na segunda etapa foi trabalhada a leitura de reportagens que tivessem de acordo com a temática, seguido por debate com o foco na conscientização ambiental. Na terceira etapa foram trabalhados conceitos químicos sobre funções inorgânicas, por meio de abordagem teórica convencional. Na quarta etapa foram realizados três experimentos demonstrativos, em sala de aula, envolvendo conceitos de funções inorgânicas e o tema gerador, carvão. Durante a aplicação do projeto, os alunos foram avaliados por meio da realização de uma produção textual, uma lista de exercícios sobre funções inorgânicas, um estudo de caso e a participação nas discussões tanto nos debates como na experimentação em sala de aula. É importante salientar que o projeto foi aplicado nas três escolas, porém a discussão deste trabalho focou na análise dos resultados de uma das escolas, a escola particular, visto que esta teve maior participação dos alunos. Tais resultados indicam que os alunos conseguiram associar os conteúdos de química com a realidade que os cercam, bem como a importância do seu papel como cidadão para a preservação do meio ambiente para as gerações futuras. Acredita-se que esse projeto possa atender a comunidade, ir além dos muros da escola, apresentando-a como uma ciência acessível. Por fim, considera-se que esse projeto cumpriu o seu propósito ao facilitar o processo de ensino-aprendizagem de conceitos químicos, de funções inorgânicas, por meio de trabalho interdisciplinar e de ter contribuído para a alfabetização científica dos alunos do segundo ano do Ensino Médio na modalidade EJA.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ, Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectCarvãopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectLicenciatura em Química - Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.titleA mineração do carvão como tema gerador no ensino de Química: proposta para uma abordagem CTSA na Educação de Jovens e Adultos.pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Talita Gonzaga da
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples