A mineração do carvão como tema gerador no ensino de Química: proposta para uma abordagem CTSA na Educação de Jovens e Adultos.
Resumen
A mineração do carvão como tema gerador permite discutir conceitos importantes de
Química, além de promover a interdisciplinaridade com as disciplinas de Física,
Biologia, História e Geografia, por meio da composição química do carvão, seu
contexto histórico e da sua utilização como fonte de energia. Este tema também pode
contribuir para a alfabetização científica dos alunos ao tratar de discussões sobre os
riscos e os impactos ambientais resultantes da atividade de mineração, bem como a
influência da queima do carvão no aquecimento global e na ocorrência de chuvas
ácidas. Para isso, é possível utilizar uma abordagem de ensino por meio do
movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). O público alvo desse
estudo foram alunos do segundo ano do Ensino Médio na Modalidade de Educação
de Jovens e Adultos (EJA), da rede federal, estadual e particular de ensino. Este
público necessita de uma abordagem diferenciada e contextualizada, que permite ao
aluno associar o conteúdo visto na sala de aula com a realidade que o cerca. Assim,
acredita-se que as recentes tragédias ocorridas em nosso país na área de mineração
possam despertar a curiosidade dos alunos sobre o tema e contribuir para o sucesso
da abordagem. Para tal, o projeto foi dividido, em quatro etapas: (i) contextualização
do tema gerador; (ii) abordagem química com foco na conscientização ambiental; (iii)
abordagem teórica sobre funções inorgânicas e (iv) experimentação. A primeira etapa
consistiu da apresentação do tema gerador, por meio de tópicos como a importância
do carvão no contexto histórico, as suas formas de utilização e os impactos ambientais
causados pela atividade de mineração. Na segunda etapa foi trabalhada a leitura de
reportagens que tivessem de acordo com a temática, seguido por debate com o foco
na conscientização ambiental. Na terceira etapa foram trabalhados conceitos
químicos sobre funções inorgânicas, por meio de abordagem teórica convencional.
Na quarta etapa foram realizados três experimentos demonstrativos, em sala de aula,
envolvendo conceitos de funções inorgânicas e o tema gerador, carvão. Durante a
aplicação do projeto, os alunos foram avaliados por meio da realização de uma
produção textual, uma lista de exercícios sobre funções inorgânicas, um estudo de
caso e a participação nas discussões tanto nos debates como na experimentação em
sala de aula. É importante salientar que o projeto foi aplicado nas três escolas, porém
a discussão deste trabalho focou na análise dos resultados de uma das escolas, a
escola particular, visto que esta teve maior participação dos alunos. Tais resultados
indicam que os alunos conseguiram associar os conteúdos de química com a
realidade que os cercam, bem como a importância do seu papel como cidadão para a
preservação do meio ambiente para as gerações futuras. Acredita-se que esse projeto
possa atender a comunidade, ir além dos muros da escola, apresentando-a como uma
ciência acessível. Por fim, considera-se que esse projeto cumpriu o seu propósito ao
facilitar o processo de ensino-aprendizagem de conceitos químicos, de funções
inorgânicas, por meio de trabalho interdisciplinar e de ter contribuído para a
alfabetização científica dos alunos do segundo ano do Ensino Médio na modalidade
EJA.