dc.description.abstract | Desde o advento da globalização, o mundo passa por transformações impactando
diretamente o ensino brasileiro. Nesse contexto, se faz necessária a constante
atualização da formação docente a fim de promover a inserção de novas
metodologias e abordagens no Ensino de Química. Porém, observamos um ensino
básico tradicional prevalecendo a memorização, tendo ainda o professor como
imagem central do ensino, para além disso, também nos deparamos com a
desvalorização do trabalho docente que impacta a formação inicial de professores e
a atuação deles no meio educacional. Considerando estes fatos, o presente trabalho
tem como objetivo a elaboração de um material didático voltado para o uso do
professor, tendo como tema principal a Química dos Cosméticos. O tema cosméticos
foi escolhido devido a ampla utilização desta classe de produtos pelos brasileiros,
tornando o Brasil o quarto maior consumidor de cosméticos, aliado ao fato desse
tema perpassar por diferentes esferas (social, ambiental, tecnológica e econômica).
A pesquisa foi pensada numa abordagem qualitativa na perspectiva de pesquisa
bibliográfica. O produto desta pesquisa apresenta quatro propostas de atividades
que podem ser aplicadas no Ensino Médio, tendo como objetivo colaborar com o
professor no desenvolvimento de atividades possibilitando assim o diálogo entre
professor e aluno sobre assuntos sociais, culturais e ambientais. O material foi
avaliado por meio de questionário por cinco professoras de rede pública estadual e
federal de ensino, que trouxeram suas contribuições ao nosso Guia Didático, com
aceitação expressa por eles, demonstrando a relevância desta elaboração. O
consideramos um material em constante construção e aperfeiçoamento em função
das futuras contribuições que possamos receber, assim como esperamos despertar
nos professores o interesse em elaborar seus próprios materiais. | pt_BR |