Química dos cosméticos: construção de um material didático para professores.
Abstract
Desde o advento da globalização, o mundo passa por transformações impactando
diretamente o ensino brasileiro. Nesse contexto, se faz necessária a constante
atualização da formação docente a fim de promover a inserção de novas
metodologias e abordagens no Ensino de Química. Porém, observamos um ensino
básico tradicional prevalecendo a memorização, tendo ainda o professor como
imagem central do ensino, para além disso, também nos deparamos com a
desvalorização do trabalho docente que impacta a formação inicial de professores e
a atuação deles no meio educacional. Considerando estes fatos, o presente trabalho
tem como objetivo a elaboração de um material didático voltado para o uso do
professor, tendo como tema principal a Química dos Cosméticos. O tema cosméticos
foi escolhido devido a ampla utilização desta classe de produtos pelos brasileiros,
tornando o Brasil o quarto maior consumidor de cosméticos, aliado ao fato desse
tema perpassar por diferentes esferas (social, ambiental, tecnológica e econômica).
A pesquisa foi pensada numa abordagem qualitativa na perspectiva de pesquisa
bibliográfica. O produto desta pesquisa apresenta quatro propostas de atividades
que podem ser aplicadas no Ensino Médio, tendo como objetivo colaborar com o
professor no desenvolvimento de atividades possibilitando assim o diálogo entre
professor e aluno sobre assuntos sociais, culturais e ambientais. O material foi
avaliado por meio de questionário por cinco professoras de rede pública estadual e
federal de ensino, que trouxeram suas contribuições ao nosso Guia Didático, com
aceitação expressa por eles, demonstrando a relevância desta elaboração. O
consideramos um material em constante construção e aperfeiçoamento em função
das futuras contribuições que possamos receber, assim como esperamos despertar
nos professores o interesse em elaborar seus próprios materiais.
Collections
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Racismo Ambiental no Ensino de Química: Produção de recursos didáticos acessíveis para alunos com deficiência visual
Nascimento, Camila de Faria (IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2023)A deficiência visual é aquela com maior predominância na população brasileira. Alunos com deficiência visual têm direito a uma educação inclusiva e para isso de fato acontecer, necessitam de infraestrutura escolar no que ... -
A química verde na formação de professores: um estudo sobre as disciplinas de química e o PCK dos docentes do curso de licenciatura em química do IFRJ campus Duque de Caxias
Lopes, Jose Victor Pereira (2023-07-13)A Química Verde (QV) é uma área da Química que surge devido a necessidade de propostas de novas rotas reacionais menos agressivas ao ecossistema. O recente campo de ensino em QV se origina de modo a colaborar com a ... -
Justiça ambiental e abordagens CTS: um diálogo possível: proposta de sequência didática para o ensino de química
Ferreira, Erica Maia (2023-07-11)O movimento por justiça ambiental busca promover a divisão igualitária dos danos ambientais, é importante que a temática seja discutida na educação básica. No entanto, analisando as publicações em revistas e eventos ...