Produção do jogo didático “circuito dos elementos” como ferramenta pedagógica para o ensino de tabela periódica.
Resumen
Ensinar e aprender Química ainda são desafios muito discutidos entre os
educadores e licenciandos. Dentre os problemas que interferem de forma negativa
no processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina, podemos destacar a
dificuldade de conexão da Química com o dia a dia dos estudantes, que se sentem
desmotivados e desinteressados pelos conteúdos. Neste contexto, o ensino de
Tabela Periódica é um exemplo que se enquadra na concepção tradicional de
transmissão e memorização de conceitos de caráter abstrato e sem relação com o
cotidiano do aluno. Portanto, o desenvolvimento de novas ferramentas pedagógicas,
recursos didáticos e demais metodologias que promovam a compreensão do
conhecimento químico articulando-o com aspectos sociais, econômicos, culturais e
científicos pode contribuir de forma significativa para a percepção de mundo dos
discentes e sua capacidade crítica-reflexiva. Uma ferramenta que auxilia no ensino
nas diferentes áreas que englobam as Ciências da Natureza e suas Tecnologias é o
jogo didático, no qual o mesmo é capaz de proporcionar o desenvolvimento das
relações interpessoais, estimulando a criatividade, o trabalho em equipe e permitindo
que o professor amplie e aprimore sua prática docente de forma lúdica, além de
propiciar nos alunos uma evolução cognitiva relevante. Dessa forma, o nosso
trabalho apresentou como objetivo principal a produção de um jogo didático na
temática tabela periódica, pautado na contextualização e interdisciplinaridade entre
as disciplinas de Química e Biologia. O público alvo é direcionado a alunos que
estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio e que possuam
conhecimentos prévios relacionados. O jogo foi estruturado da seguinte forma: o
mesmo é composto por um tabuleiro, no qual possui cartas com 15 dicas cuja função
é descobrir sobre qual elemento se tratam. Os temas transversais meio ambiente e
corpo humano são discutidos através de cartas do tipo bônus. Conforme as
considerações dos avaliadores, o jogo apresentou uma abordagem interdisciplinar,
com potencial e ludicidade, regras claras, além de explorar temas transversais, os
quais se demonstram pertinentes e substanciais para a formação plena dos
educandos. Assim, acreditamos que o jogo alcançou os objetivos propostos,
podendo atuar como coadjuvante na prática docente no ensino de Tabela Periódica.