Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2024-09-03T16:51:37Z
dc.date.available2024-09-03T16:51:37Z
dc.date.issued2018-06-11
dc.identifier.citationMELO, Mariana Martins. Produção do jogo didático “circuito dos elementos” como ferramenta pedagógica para o ensino de tabela periódica. Duque de Caxias, RJ: IFRJ, 2018. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias. Licenciatura em Química.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1047
dc.description.abstractEnsinar e aprender Química ainda são desafios muito discutidos entre os educadores e licenciandos. Dentre os problemas que interferem de forma negativa no processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina, podemos destacar a dificuldade de conexão da Química com o dia a dia dos estudantes, que se sentem desmotivados e desinteressados pelos conteúdos. Neste contexto, o ensino de Tabela Periódica é um exemplo que se enquadra na concepção tradicional de transmissão e memorização de conceitos de caráter abstrato e sem relação com o cotidiano do aluno. Portanto, o desenvolvimento de novas ferramentas pedagógicas, recursos didáticos e demais metodologias que promovam a compreensão do conhecimento químico articulando-o com aspectos sociais, econômicos, culturais e científicos pode contribuir de forma significativa para a percepção de mundo dos discentes e sua capacidade crítica-reflexiva. Uma ferramenta que auxilia no ensino nas diferentes áreas que englobam as Ciências da Natureza e suas Tecnologias é o jogo didático, no qual o mesmo é capaz de proporcionar o desenvolvimento das relações interpessoais, estimulando a criatividade, o trabalho em equipe e permitindo que o professor amplie e aprimore sua prática docente de forma lúdica, além de propiciar nos alunos uma evolução cognitiva relevante. Dessa forma, o nosso trabalho apresentou como objetivo principal a produção de um jogo didático na temática tabela periódica, pautado na contextualização e interdisciplinaridade entre as disciplinas de Química e Biologia. O público alvo é direcionado a alunos que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio e que possuam conhecimentos prévios relacionados. O jogo foi estruturado da seguinte forma: o mesmo é composto por um tabuleiro, no qual possui cartas com 15 dicas cuja função é descobrir sobre qual elemento se tratam. Os temas transversais meio ambiente e corpo humano são discutidos através de cartas do tipo bônus. Conforme as considerações dos avaliadores, o jogo apresentou uma abordagem interdisciplinar, com potencial e ludicidade, regras claras, além de explorar temas transversais, os quais se demonstram pertinentes e substanciais para a formação plena dos educandos. Assim, acreditamos que o jogo alcançou os objetivos propostos, podendo atuar como coadjuvante na prática docente no ensino de Tabela Periódica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ, Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.subjectQuímica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos didáticos – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTabela periódica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLicenciatura em química - Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.titleProdução do jogo didático “circuito dos elementos” como ferramenta pedagógica para o ensino de tabela periódica.pt_BR
dc.contributor.authorMelo, Mariana Martins
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples