• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Produção do jogo didático “circuito dos elementos” como ferramenta pedagógica para o ensino de tabela periódica.

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Mariana Martins Melo.pdf (851.8Kb)
Data
2018-06-11
Autor
Melo, Mariana Martins
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Ensinar e aprender Química ainda são desafios muito discutidos entre os educadores e licenciandos. Dentre os problemas que interferem de forma negativa no processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina, podemos destacar a dificuldade de conexão da Química com o dia a dia dos estudantes, que se sentem desmotivados e desinteressados pelos conteúdos. Neste contexto, o ensino de Tabela Periódica é um exemplo que se enquadra na concepção tradicional de transmissão e memorização de conceitos de caráter abstrato e sem relação com o cotidiano do aluno. Portanto, o desenvolvimento de novas ferramentas pedagógicas, recursos didáticos e demais metodologias que promovam a compreensão do conhecimento químico articulando-o com aspectos sociais, econômicos, culturais e científicos pode contribuir de forma significativa para a percepção de mundo dos discentes e sua capacidade crítica-reflexiva. Uma ferramenta que auxilia no ensino nas diferentes áreas que englobam as Ciências da Natureza e suas Tecnologias é o jogo didático, no qual o mesmo é capaz de proporcionar o desenvolvimento das relações interpessoais, estimulando a criatividade, o trabalho em equipe e permitindo que o professor amplie e aprimore sua prática docente de forma lúdica, além de propiciar nos alunos uma evolução cognitiva relevante. Dessa forma, o nosso trabalho apresentou como objetivo principal a produção de um jogo didático na temática tabela periódica, pautado na contextualização e interdisciplinaridade entre as disciplinas de Química e Biologia. O público alvo é direcionado a alunos que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio e que possuam conhecimentos prévios relacionados. O jogo foi estruturado da seguinte forma: o mesmo é composto por um tabuleiro, no qual possui cartas com 15 dicas cuja função é descobrir sobre qual elemento se tratam. Os temas transversais meio ambiente e corpo humano são discutidos através de cartas do tipo bônus. Conforme as considerações dos avaliadores, o jogo apresentou uma abordagem interdisciplinar, com potencial e ludicidade, regras claras, além de explorar temas transversais, os quais se demonstram pertinentes e substanciais para a formação plena dos educandos. Assim, acreditamos que o jogo alcançou os objetivos propostos, podendo atuar como coadjuvante na prática docente no ensino de Tabela Periódica.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1047
Collections
  • Ciências Exatas e da Terra

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV