Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2024-09-03T16:45:29Z
dc.date.available2024-09-03T16:45:29Z
dc.date.issued2018-11-27
dc.identifier.citationRODRIGUES, Marcelo Gonzaga. O uso de textos de divulgação científica para ensinar história da ciência em sala de aula. Duque de Caxias, RJ: IFRJ, 2018. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias. Licenciatura em Química.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1046
dc.description.abstractOs textos de divulgação científica são materiais didáticos que ensinam a ciência por meio da linguagem literária. O presente trabalho visa utilizar tais textos e estudar sua aplicação em sala de aula, além de verificar o potencial pedagógico desse material. Por estar inserido em um contexto de Ensino de Química, o caminho desse trabalho será a História das Ciências. Esse trabalho de conclusão de curso usará da interdisciplinaridade com o intuito de propor alternativas metodológicas que visem ao enriquecimento do conteúdo de Química. A metodologia utilizada foi uma leitura de artigos publicados na área de Educação e História das Ciências, seguida de uma descrição metodológica do material aplicado, e análise do mesmo. A aplicação dos textos permitiu enxergar os pontos favoráveis a aplicação e as fragilidades que o docente deve preocupar-se antes de usar os textos em sala. O trabalho foi aplicado em um projeto comunitário cujo perfil de aluno são jovem adultos que concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio na rede pública e almejam ingressar na faculdade. Constatou-se que alguns fatores como o tempo de aula e o excesso de informações contidas no texto podem dificultar a dinâmica de aula. Solucionou-se tais problemas com definição de objetivo e seleção de informações contidas no texto para dinamizar o tempo. A pesquisa almeja contribuir com a leitura dentro de sala de aula como forma de inserir o aluno nos textos científicos, sendo essa inclusão um meio de divulgar a ciência, e consequentemente trabalhá-la de forma diferenciada.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ, Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.subjectHistória da ciênciapt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectLicenciatura em química - Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.titleO uso de textos de divulgação científica para ensinar história da ciência em sala de aula.pt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Marcelo Gonzaga
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples