dc.date.accessioned | 2024-09-03T16:45:29Z | |
dc.date.available | 2024-09-03T16:45:29Z | |
dc.date.issued | 2018-11-27 | |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Marcelo Gonzaga. O uso de textos de divulgação científica para ensinar história da ciência em sala de aula. Duque de Caxias, RJ: IFRJ, 2018. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias. Licenciatura em Química. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1046 | |
dc.description.abstract | Os textos de divulgação científica são materiais didáticos que ensinam a
ciência por meio da linguagem literária. O presente trabalho visa utilizar
tais textos e estudar sua aplicação em sala de aula, além de verificar o
potencial pedagógico desse material. Por estar inserido em um contexto
de Ensino de Química, o caminho desse trabalho será a História das
Ciências. Esse trabalho de conclusão de curso usará da
interdisciplinaridade com o intuito de propor alternativas metodológicas
que visem ao enriquecimento do conteúdo de Química. A metodologia
utilizada foi uma leitura de artigos publicados na área de Educação e
História das Ciências, seguida de uma descrição metodológica do material
aplicado, e análise do mesmo. A aplicação dos textos permitiu enxergar os
pontos favoráveis a aplicação e as fragilidades que o docente deve
preocupar-se antes de usar os textos em sala. O trabalho foi aplicado em
um projeto comunitário cujo perfil de aluno são jovem adultos que
concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio na rede pública e almejam
ingressar na faculdade. Constatou-se que alguns fatores como o tempo de
aula e o excesso de informações contidas no texto podem dificultar a
dinâmica de aula. Solucionou-se tais problemas com definição de objetivo
e seleção de informações contidas no texto para dinamizar o tempo. A
pesquisa almeja contribuir com a leitura dentro de sala de aula como
forma de inserir o aluno nos textos científicos, sendo essa inclusão um
meio de divulgar a ciência, e consequentemente trabalhá-la de forma
diferenciada. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ, Campus Duque de Caxias | pt_BR |
dc.subject | História da ciência | pt_BR |
dc.subject | Divulgação científica | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em química - Campus Duque de Caxias | pt_BR |
dc.title | O uso de textos de divulgação científica para ensinar história da ciência em sala de aula. | pt_BR |
dc.contributor.author | Rodrigues, Marcelo Gonzaga | |
dc.type | TCC | pt_BR |