• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O uso de textos de divulgação científica para ensinar história da ciência em sala de aula.

Thumbnail
View/Open
Marcelo Gonzaga Rodrigues.pdf (1.205Mb)
Date
2018-11-27
Author
Rodrigues, Marcelo Gonzaga
Metadata
Show full item record
Abstract
Os textos de divulgação científica são materiais didáticos que ensinam a ciência por meio da linguagem literária. O presente trabalho visa utilizar tais textos e estudar sua aplicação em sala de aula, além de verificar o potencial pedagógico desse material. Por estar inserido em um contexto de Ensino de Química, o caminho desse trabalho será a História das Ciências. Esse trabalho de conclusão de curso usará da interdisciplinaridade com o intuito de propor alternativas metodológicas que visem ao enriquecimento do conteúdo de Química. A metodologia utilizada foi uma leitura de artigos publicados na área de Educação e História das Ciências, seguida de uma descrição metodológica do material aplicado, e análise do mesmo. A aplicação dos textos permitiu enxergar os pontos favoráveis a aplicação e as fragilidades que o docente deve preocupar-se antes de usar os textos em sala. O trabalho foi aplicado em um projeto comunitário cujo perfil de aluno são jovem adultos que concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio na rede pública e almejam ingressar na faculdade. Constatou-se que alguns fatores como o tempo de aula e o excesso de informações contidas no texto podem dificultar a dinâmica de aula. Solucionou-se tais problemas com definição de objetivo e seleção de informações contidas no texto para dinamizar o tempo. A pesquisa almeja contribuir com a leitura dentro de sala de aula como forma de inserir o aluno nos textos científicos, sendo essa inclusão um meio de divulgar a ciência, e consequentemente trabalhá-la de forma diferenciada.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1046
Collections
  • Ciências Exatas e da Terra

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV