O uso de textos de divulgação científica para ensinar história da ciência em sala de aula.
Resumo
Os textos de divulgação científica são materiais didáticos que ensinam a
ciência por meio da linguagem literária. O presente trabalho visa utilizar
tais textos e estudar sua aplicação em sala de aula, além de verificar o
potencial pedagógico desse material. Por estar inserido em um contexto
de Ensino de Química, o caminho desse trabalho será a História das
Ciências. Esse trabalho de conclusão de curso usará da
interdisciplinaridade com o intuito de propor alternativas metodológicas
que visem ao enriquecimento do conteúdo de Química. A metodologia
utilizada foi uma leitura de artigos publicados na área de Educação e
História das Ciências, seguida de uma descrição metodológica do material
aplicado, e análise do mesmo. A aplicação dos textos permitiu enxergar os
pontos favoráveis a aplicação e as fragilidades que o docente deve
preocupar-se antes de usar os textos em sala. O trabalho foi aplicado em
um projeto comunitário cujo perfil de aluno são jovem adultos que
concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio na rede pública e almejam
ingressar na faculdade. Constatou-se que alguns fatores como o tempo de
aula e o excesso de informações contidas no texto podem dificultar a
dinâmica de aula. Solucionou-se tais problemas com definição de objetivo
e seleção de informações contidas no texto para dinamizar o tempo. A
pesquisa almeja contribuir com a leitura dentro de sala de aula como
forma de inserir o aluno nos textos científicos, sendo essa inclusão um
meio de divulgar a ciência, e consequentemente trabalhá-la de forma
diferenciada.