Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2024-08-29T19:20:23Z
dc.date.available2024-08-29T19:20:23Z
dc.date.issued2019-12-10
dc.identifier.citationBARRETO, Ianize de Novais. Mangá no ensino de química: desenvolvimento de uma oficina de histórias em quadrinhos na educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos (PROEJA) para abordagem do tema “aditivos alimentares”. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1031
dc.description.abstractO Ensino de Química, principalmente no Ensino Médio, tem sido marcado por conteúdos teóricos, de forma descontextualizada e não interdisciplinar gerando nos alunos um sentimento de desconforto em relação ao aprendizado. A utilização de temas com enfoque CTSA prioriza o processo de ensino e aprendizagem de forma contextualizada estimulando os educandos a perceber a importância do estudo da Química como ciência. No presente trabalho, foi elaborada uma oficina de histórias em quadrinhos com enfoque CTSA, para transformar o conhecimento químico como cultura e promover a didática científica. Para isso, utilizamos a temática aditivos alimentares com ênfase nos conhecimentos químicos e biológicos em que busca contribuir com a formação crítica-reflexiva dos alunos, demonstrando a observação da Química no cotidiano por meio de uma abordagem contextualizada e interdisciplinar. Para tal, foi elaborada uma sequência didática, incluindo aplicação de questionário, seguida de debate; exibição de vídeo, discussão em grupo; oficina de histórias em quadrinhos e grupo focal. A oficina foi aplicada em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, campus Duque de Caxias. De acordo com a análise dos questionários aplicados e o grupo focal realizado, pode-se considerar que o projeto promoveu resultados satisfatórios. Portanto, o projeto se caracteriza como um relato de experiência para incentivar professores a adotar as histórias em quadrinhos como metodologia em sala de aula, tomando a atenção da temática e público que será explorado.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ, Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.subjectAditivos alimentarespt_BR
dc.subjectEnsino de Química - Histórias em Quadrinhospt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (PROEJA)pt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLicenciatura em química - Campus Duque de Caxias.pt_BR
dc.titleMangá no ensino de química: desenvolvimento de uma oficina de histórias em quadrinhos na educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos (PROEJA) para abordagem do tema “aditivos alimentares".pt_BR
dc.contributor.authorBarreto, Ianize de Novais
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples