Mangá no ensino de química: desenvolvimento de uma oficina de histórias em quadrinhos na educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos (PROEJA) para abordagem do tema “aditivos alimentares".
Abstract
O Ensino de Química, principalmente no Ensino Médio, tem sido marcado por
conteúdos teóricos, de forma descontextualizada e não interdisciplinar gerando nos
alunos um sentimento de desconforto em relação ao aprendizado. A utilização de
temas com enfoque CTSA prioriza o processo de ensino e aprendizagem de forma
contextualizada estimulando os educandos a perceber a importância do estudo da
Química como ciência. No presente trabalho, foi elaborada uma oficina de histórias
em quadrinhos com enfoque CTSA, para transformar o conhecimento químico como
cultura e promover a didática científica. Para isso, utilizamos a temática aditivos
alimentares com ênfase nos conhecimentos químicos e biológicos em que busca
contribuir com a formação crítica-reflexiva dos alunos, demonstrando a observação
da Química no cotidiano por meio de uma abordagem contextualizada e
interdisciplinar. Para tal, foi elaborada uma sequência didática, incluindo aplicação de
questionário, seguida de debate; exibição de vídeo, discussão em grupo; oficina de
histórias em quadrinhos e grupo focal. A oficina foi aplicada em uma turma de
Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do curso Técnico em Manutenção e
Suporte em Informática, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Rio de Janeiro, campus Duque de Caxias. De acordo com a análise dos questionários
aplicados e o grupo focal realizado, pode-se considerar que o projeto promoveu
resultados satisfatórios. Portanto, o projeto se caracteriza como um relato de
experiência para incentivar professores a adotar as histórias em quadrinhos como
metodologia em sala de aula, tomando a atenção da temática e público que será
explorado.