dc.date.accessioned | 2024-08-29T18:26:08Z | |
dc.date.available | 2024-08-29T18:26:08Z | |
dc.date.issued | 2018-12-11 | |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Helena Glaser. Reflexões sobre o PIBID na formação inicial de egressos do IFRJ campus Duque de Caxias. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1026 | |
dc.description.abstract | O curso de Licenciatura é espaço/tempo da formação inicial dos professores. É
nesse momento que o licenciando percorre sua trajetória de formação a partir das
experiências vividas sob a influência dos seus professores, das disciplinas
cursadas e dos programas em que está inserido. O Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) faz parte dessa formação, estando
presente em muitos cursos de licenciaturas por todo o Brasil. O objetivo deste
trabalho está em analisar o PIBID enquanto política pública de formação inicial de
professores a partir do relato de egressos do curso de Licenciatura em Química
do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) -
campus Duque de Caxias. A fundamentação deste trabalho o referencial teórico
se baseia em cinco autores principais, tendo Zeichnner (2008, 2010) e Tardif
(2002, 2005) para discutir sobre a reflexão enquanto um componente da formação
docente, Nóvoa (2006) como referência em formação inicial e continuada de
professores e Rua (2009) e Gatti (2011, 2013) para dialogar com o conceito de
políticas públicas aplicadas à formação de professores. A metodologia utilizada
para a pesquisa foi apoiada em Minayo (2002) e se deu através de uma
abordagem qualitativa, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas com
os egressos do campus que já estão inseridos no magistério a fim de investigar
de que forma o programa atua em conjunto com o curso de graduação.
Empregando o método de análise de conteúdo de Bardin (2011) para a coleta de
dados a partir das entrevistas, foi possível fazer um recorte sobre o programa e
examinar como o PIBID influencia na atuação desses professores. | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ, Campus Duque de Caxias | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em química - Campus Duque de Caxias. | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre o PIBID na formação inicial de egressos do IFRJ campus Duque de Caxias. | pt_BR |
dc.contributor.author | Barbosa, Helena Glase | |
dc.type | TCC | pt_BR |