Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2024-08-29T18:26:08Z
dc.date.available2024-08-29T18:26:08Z
dc.date.issued2018-12-11
dc.identifier.citationBARBOSA, Helena Glaser. Reflexões sobre o PIBID na formação inicial de egressos do IFRJ campus Duque de Caxias. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1026
dc.description.abstractO curso de Licenciatura é espaço/tempo da formação inicial dos professores. É nesse momento que o licenciando percorre sua trajetória de formação a partir das experiências vividas sob a influência dos seus professores, das disciplinas cursadas e dos programas em que está inserido. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) faz parte dessa formação, estando presente em muitos cursos de licenciaturas por todo o Brasil. O objetivo deste trabalho está em analisar o PIBID enquanto política pública de formação inicial de professores a partir do relato de egressos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) - campus Duque de Caxias. A fundamentação deste trabalho o referencial teórico se baseia em cinco autores principais, tendo Zeichnner (2008, 2010) e Tardif (2002, 2005) para discutir sobre a reflexão enquanto um componente da formação docente, Nóvoa (2006) como referência em formação inicial e continuada de professores e Rua (2009) e Gatti (2011, 2013) para dialogar com o conceito de políticas públicas aplicadas à formação de professores. A metodologia utilizada para a pesquisa foi apoiada em Minayo (2002) e se deu através de uma abordagem qualitativa, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os egressos do campus que já estão inseridos no magistério a fim de investigar de que forma o programa atua em conjunto com o curso de graduação. Empregando o método de análise de conteúdo de Bardin (2011) para a coleta de dados a partir das entrevistas, foi possível fazer um recorte sobre o programa e examinar como o PIBID influencia na atuação desses professores.pt_BR
dc.publisherIFRJ, Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID)pt_BR
dc.subjectLicenciatura em química - Campus Duque de Caxias.pt_BR
dc.titleReflexões sobre o PIBID na formação inicial de egressos do IFRJ campus Duque de Caxias.pt_BR
dc.contributor.authorBarbosa, Helena Glase
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples