Reflexões sobre o PIBID na formação inicial de egressos do IFRJ campus Duque de Caxias.
Abstract
O curso de Licenciatura é espaço/tempo da formação inicial dos professores. É
nesse momento que o licenciando percorre sua trajetória de formação a partir das
experiências vividas sob a influência dos seus professores, das disciplinas
cursadas e dos programas em que está inserido. O Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) faz parte dessa formação, estando
presente em muitos cursos de licenciaturas por todo o Brasil. O objetivo deste
trabalho está em analisar o PIBID enquanto política pública de formação inicial de
professores a partir do relato de egressos do curso de Licenciatura em Química
do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) -
campus Duque de Caxias. A fundamentação deste trabalho o referencial teórico
se baseia em cinco autores principais, tendo Zeichnner (2008, 2010) e Tardif
(2002, 2005) para discutir sobre a reflexão enquanto um componente da formação
docente, Nóvoa (2006) como referência em formação inicial e continuada de
professores e Rua (2009) e Gatti (2011, 2013) para dialogar com o conceito de
políticas públicas aplicadas à formação de professores. A metodologia utilizada
para a pesquisa foi apoiada em Minayo (2002) e se deu através de uma
abordagem qualitativa, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas com
os egressos do campus que já estão inseridos no magistério a fim de investigar
de que forma o programa atua em conjunto com o curso de graduação.
Empregando o método de análise de conteúdo de Bardin (2011) para a coleta de
dados a partir das entrevistas, foi possível fazer um recorte sobre o programa e
examinar como o PIBID influencia na atuação desses professores.