• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Destiladores a partir de materiais alternativos: um recurso didático para professores de ensino médio

Thumbnail
Ver/
Gabriel Nogueira de Sousa.pdf (2.620Mb)
Fecha
2018-11-18
Autor
Sousa, Gabriel Nogueira de
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
O Ensino de química possui a característica de ser abstrato e muitas vezes de difícil aprendizado, pela difícil visualização do conteúdo pelo aluno e assim dispersando-se em sala. O ensino deve ir além do tradicional, fazendo uso, sempre que possível, de ferramentas didáticas em sua metodologia. A experimentação é uma importante ferramenta para auxiliar na visualização, e atrair a atenção do discente, tornando o aprendizado mais significativo. Em muitas instituições, os laboratórios de química são inexistentes ou não estão em funcionamento. Uma alternativa é a confecção de materiais didáticos para uso em sala de aula. Como alternativa desenvolveu-se nesse projeto uma aparelhagem de destilação feita com materiais alternativos para experimentos de destilação simples, fracionada e arraste a vapor. Foi confeccionado um manual que mostra o passo a passo da construção de cada item de forma a facilitar a sua construção por parte do docente, e apresenta temas que podem ser utilizados para contextualizar a teoria com a prática. Realizou-se uma pesquisa de custo médio da compra dos materiais alternativos para comparar com o custo médio de compra de vidrarias convencionais. Com o resultado dessa pesquisa constatou-se que o custo de confecção dos destiladores com materiais alternativos é bem mais baratos, sendo cerca de 10 vezes mais barato para a destilação simples, 6 vezes mais barato para destilação fracionada, e cerca de 7 vezes mais barato para o arraste a vapor. Também avaliou-se a aceitação do manual e sua aplicabilidade por parte de educadores e pode-se constatar alta aceitação. Em colégios estaduais e municipais existem menos espaço para aplicar essa ferramenta, principalmente pelas turmas conterem muitos alunos, e o docente pouco tempo, cerca de 1 hora e meia por semana. Em contrapartida na instituição federal a ocorrência de experimentos é maior, pois têm mais tempo de aula por semana, e inclusive laboratórios funcionando.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1021
Colecciones
  • Ciências Exatas e da Terra

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV