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Destiladores a partir de materiais alternativos: um recurso didático para professores de ensino médio
dc.date.accessioned | 2024-08-29T17:39:52Z | |
dc.date.available | 2024-08-29T17:39:52Z | |
dc.date.issued | 2018-11-18 | |
dc.identifier.citation | SOUSA, Gabriel Nogueira de. Destiladores a partir de materiais alternativos: um recurso didático para professores de ensino médio. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1021 | |
dc.description.abstract | O Ensino de química possui a característica de ser abstrato e muitas vezes de difícil aprendizado, pela difícil visualização do conteúdo pelo aluno e assim dispersando-se em sala. O ensino deve ir além do tradicional, fazendo uso, sempre que possível, de ferramentas didáticas em sua metodologia. A experimentação é uma importante ferramenta para auxiliar na visualização, e atrair a atenção do discente, tornando o aprendizado mais significativo. Em muitas instituições, os laboratórios de química são inexistentes ou não estão em funcionamento. Uma alternativa é a confecção de materiais didáticos para uso em sala de aula. Como alternativa desenvolveu-se nesse projeto uma aparelhagem de destilação feita com materiais alternativos para experimentos de destilação simples, fracionada e arraste a vapor. Foi confeccionado um manual que mostra o passo a passo da construção de cada item de forma a facilitar a sua construção por parte do docente, e apresenta temas que podem ser utilizados para contextualizar a teoria com a prática. Realizou-se uma pesquisa de custo médio da compra dos materiais alternativos para comparar com o custo médio de compra de vidrarias convencionais. Com o resultado dessa pesquisa constatou-se que o custo de confecção dos destiladores com materiais alternativos é bem mais baratos, sendo cerca de 10 vezes mais barato para a destilação simples, 6 vezes mais barato para destilação fracionada, e cerca de 7 vezes mais barato para o arraste a vapor. Também avaliou-se a aceitação do manual e sua aplicabilidade por parte de educadores e pode-se constatar alta aceitação. Em colégios estaduais e municipais existem menos espaço para aplicar essa ferramenta, principalmente pelas turmas conterem muitos alunos, e o docente pouco tempo, cerca de 1 hora e meia por semana. Em contrapartida na instituição federal a ocorrência de experimentos é maior, pois têm mais tempo de aula por semana, e inclusive laboratórios funcionando. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ, Campus Duque de Caxias | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia lúdica | pt_BR |
dc.subject | Educação - Finalidades e objetivos | pt_BR |
dc.subject | Atividades criativas na sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Química - Manuais de laboratório | pt_BR |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em química - Campus Duque de Caxias. | pt_BR |
dc.title | Destiladores a partir de materiais alternativos: um recurso didático para professores de ensino médio | pt_BR |
dc.contributor.author | Sousa, Gabriel Nogueira de | |
dc.type | TCC | pt_BR |