Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2024-08-29T17:04:10Z
dc.date.available2024-08-29T17:04:10Z
dc.date.issued2018-07-20
dc.identifier.citationSiqueira, Cíntia Teles. O ensino de química sob a perspectiva da educação em direitos humanos: uma abordagem reflexiva na educação de jovens e adultos. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1019
dc.description.abstractOs Direitos Humanos sensibilizam para a importância do respeito às diferenças e ao respeito da individualidade de cada ser humano, contribuindo para a formação de um cidadão consciente. O Ensino de Química deve ser desenvolvido de forma contextualizada ao cotidiano do aluno, por isso, quando é abordada associada ao ensino de química, a temática da Educação em Direitos Humanos, leva a desconstrução de ideias desenvolvidas a partir do senso comum, de forma emancipadora e libertadora. Esta pesquisa pretendeu trabalhar as potencialidades do Ensino de Química na perspectiva da Educação em Direitos Humanos, num recorte espaço-temporal da Educação de Jovens e Adultos. Essa pesquisa se justifica pelo fato de que quando o Ensino de Química é abordado através da perspectiva da Educação em Direitos Humanos são desenvolvidas competências que vão muito além da educação científica. Tais competências propiciam a formação de um cidadão crítico e consciente, que compreende a atuação da Química em seu contexto cultural, social e econômico. A metodologia utilizada é baseada na pesquisa ação proposta por Thiolent (1988) e no preenchimento de questionários, produção de uma arte, nesse caso será uma fotografia e discussão das questões presentes nas imagens, buscando que o aluno veja sentido no aprendizado de química e tome consciência de direitos básicos de todo cidadão. Como resultado, tem-se a reflexão acerca de questões sociais e a emancipação do sujeito autônomo e livre.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ, Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.subjectDireitos humanos – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuímica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultos – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLicenciatura em química - Campus Duque de Caxiaspt_BR
dc.titleO ensino de química sob a perspectiva da educação em direitos humanos: uma abordagem reflexiva na educação de jovens e adultospt_BR
dc.contributor.authorSiqueira, Cíntia Teles
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples