O ensino de química sob a perspectiva da educação em direitos humanos: uma abordagem reflexiva na educação de jovens e adultos
Abstract
Os Direitos Humanos sensibilizam para a importância do respeito às diferenças e ao
respeito da individualidade de cada ser humano, contribuindo para a formação de
um cidadão consciente. O Ensino de Química deve ser desenvolvido de forma
contextualizada ao cotidiano do aluno, por isso, quando é abordada associada ao
ensino de química, a temática da Educação em Direitos Humanos, leva a
desconstrução de ideias desenvolvidas a partir do senso comum, de forma
emancipadora e libertadora. Esta pesquisa pretendeu trabalhar as potencialidades
do Ensino de Química na perspectiva da Educação em Direitos Humanos, num
recorte espaço-temporal da Educação de Jovens e Adultos. Essa pesquisa se
justifica pelo fato de que quando o Ensino de Química é abordado através da
perspectiva da Educação em Direitos Humanos são desenvolvidas competências
que vão muito além da educação científica. Tais competências propiciam a formação
de um cidadão crítico e consciente, que compreende a atuação da Química em seu
contexto cultural, social e econômico. A metodologia utilizada é baseada na
pesquisa ação proposta por Thiolent (1988) e no preenchimento de questionários,
produção de uma arte, nesse caso será uma fotografia e discussão das questões
presentes nas imagens, buscando que o aluno veja sentido no aprendizado de
química e tome consciência de direitos básicos de todo cidadão. Como resultado,
tem-se a reflexão acerca de questões sociais e a emancipação do sujeito autônomo
e livre.