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O ensino de química sob a perspectiva da educação em direitos humanos: uma abordagem reflexiva na educação de jovens e adultos

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Cintia Teles Siqueira.pdf (2.461Mb)
Date
2018-07-20
Author
Siqueira, Cíntia Teles
Metadata
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Abstract
Os Direitos Humanos sensibilizam para a importância do respeito às diferenças e ao respeito da individualidade de cada ser humano, contribuindo para a formação de um cidadão consciente. O Ensino de Química deve ser desenvolvido de forma contextualizada ao cotidiano do aluno, por isso, quando é abordada associada ao ensino de química, a temática da Educação em Direitos Humanos, leva a desconstrução de ideias desenvolvidas a partir do senso comum, de forma emancipadora e libertadora. Esta pesquisa pretendeu trabalhar as potencialidades do Ensino de Química na perspectiva da Educação em Direitos Humanos, num recorte espaço-temporal da Educação de Jovens e Adultos. Essa pesquisa se justifica pelo fato de que quando o Ensino de Química é abordado através da perspectiva da Educação em Direitos Humanos são desenvolvidas competências que vão muito além da educação científica. Tais competências propiciam a formação de um cidadão crítico e consciente, que compreende a atuação da Química em seu contexto cultural, social e econômico. A metodologia utilizada é baseada na pesquisa ação proposta por Thiolent (1988) e no preenchimento de questionários, produção de uma arte, nesse caso será uma fotografia e discussão das questões presentes nas imagens, buscando que o aluno veja sentido no aprendizado de química e tome consciência de direitos básicos de todo cidadão. Como resultado, tem-se a reflexão acerca de questões sociais e a emancipação do sujeito autônomo e livre.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1019
Collections
  • Ciências Exatas e da Terra

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