• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O ensino de química sob a perspectiva da educação em direitos humanos: uma abordagem reflexiva na educação de jovens e adultos

Thumbnail
Ver/
Cintia Teles Siqueira.pdf (2.461Mb)
Fecha
2018-07-20
Autor
Siqueira, Cíntia Teles
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Os Direitos Humanos sensibilizam para a importância do respeito às diferenças e ao respeito da individualidade de cada ser humano, contribuindo para a formação de um cidadão consciente. O Ensino de Química deve ser desenvolvido de forma contextualizada ao cotidiano do aluno, por isso, quando é abordada associada ao ensino de química, a temática da Educação em Direitos Humanos, leva a desconstrução de ideias desenvolvidas a partir do senso comum, de forma emancipadora e libertadora. Esta pesquisa pretendeu trabalhar as potencialidades do Ensino de Química na perspectiva da Educação em Direitos Humanos, num recorte espaço-temporal da Educação de Jovens e Adultos. Essa pesquisa se justifica pelo fato de que quando o Ensino de Química é abordado através da perspectiva da Educação em Direitos Humanos são desenvolvidas competências que vão muito além da educação científica. Tais competências propiciam a formação de um cidadão crítico e consciente, que compreende a atuação da Química em seu contexto cultural, social e econômico. A metodologia utilizada é baseada na pesquisa ação proposta por Thiolent (1988) e no preenchimento de questionários, produção de uma arte, nesse caso será uma fotografia e discussão das questões presentes nas imagens, buscando que o aluno veja sentido no aprendizado de química e tome consciência de direitos básicos de todo cidadão. Como resultado, tem-se a reflexão acerca de questões sociais e a emancipação do sujeito autônomo e livre.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1019
Colecciones
  • Ciências Exatas e da Terra

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV