• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Ensino de Química Verde: jogo lúdico uma proposta diferenciada para alunos do ensino médio da rede pública

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Brenda Socorro Ratis do Val.pdf (1.467Mb)
Data
2019-07-28
Autor
Val, Brenda Socorro Ratis do
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
É comum perceber como o ser humano vem destruindo em escala mundial a nossa natureza. Os problemas ambientais gerados conseguem afetar diretamente todo o ecossistema, a saúde e o modo de vida de todos os que moram no planeta. Tendo em vista essa preocupação, a Química Verde foi criada com conceitos que pudessem fazer com que as pessoas pensassem em métodos afim de diminuir ou até mesmo não produzir impactos negativos que rapidamente têm destruído a Terra. Divergindo dessa forma de abordar o ensino de química distante do cotidiano dos alunos, colocado de maneira desinteressante e que pouco trata dos assuntos ligados às questões do meio ambiente, este trabalho tem como objetivo mostrar um pouco dos problemas ambientais e os princípios da Química Verde aos estudantes por meio de um jogo didático, para que de uma forma estimulante e diferenciada, seja possível conscientizar os mesmos para os benefícios que essa área da química traz a todos nós. O presente trabalho foi realizado com alunos de 15 a 18 anos do ensino médio de uma escola estadual do Rio de Janeiro. Por meio de uma pesquisa de cunho qualitativo, o instrumento utilizado para coletar os dados necessários foi um questionário e os resultados obtidos mostram que a grande maioria não sabia nenhum conceito sobre a Química Verde e tinham pouca informação sobre as questões ligadas ao meio ambiente e como preserva-lo. Nesse sentido eles passaram a entender mais sobre esses temas após a aplicação do jogo e viram que é de suma importância saber lidar com os nossos problemas ambientais, ajudar na preservação do meio ambiente e da saúde humana, fazendo a sua parte e conscientizando a comunidade em que estão inseridos. Assim, o jogo didático foi essencial nesse processo, visto que os ajudaram na facilitação da construção dos conceitos.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1012
Collections
  • Ciências Exatas e da Terra

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV