Ensino de Química Verde: jogo lúdico uma proposta diferenciada para alunos do ensino médio da rede pública
Resumen
É comum perceber como o ser humano vem destruindo em escala mundial a nossa
natureza. Os problemas ambientais gerados conseguem afetar diretamente todo o
ecossistema, a saúde e o modo de vida de todos os que moram no planeta. Tendo em vista
essa preocupação, a Química Verde foi criada com conceitos que pudessem fazer com que
as pessoas pensassem em métodos afim de diminuir ou até mesmo não produzir impactos
negativos que rapidamente têm destruído a Terra. Divergindo dessa forma de abordar o
ensino de química distante do cotidiano dos alunos, colocado de maneira desinteressante e
que pouco trata dos assuntos ligados às questões do meio ambiente, este trabalho tem
como objetivo mostrar um pouco dos problemas ambientais e os princípios da Química
Verde aos estudantes por meio de um jogo didático, para que de uma forma estimulante e
diferenciada, seja possível conscientizar os mesmos para os benefícios que essa área da
química traz a todos nós. O presente trabalho foi realizado com alunos de 15 a 18 anos do
ensino médio de uma escola estadual do Rio de Janeiro. Por meio de uma pesquisa de
cunho qualitativo, o instrumento utilizado para coletar os dados necessários foi um
questionário e os resultados obtidos mostram que a grande maioria não sabia nenhum
conceito sobre a Química Verde e tinham pouca informação sobre as questões ligadas ao
meio ambiente e como preserva-lo. Nesse sentido eles passaram a entender mais sobre
esses temas após a aplicação do jogo e viram que é de suma importância saber lidar com
os nossos problemas ambientais, ajudar na preservação do meio ambiente e da saúde
humana, fazendo a sua parte e conscientizando a comunidade em que estão inseridos.
Assim, o jogo didático foi essencial nesse processo, visto que os ajudaram na facilitação da
construção dos conceitos.