dc.date.accessioned | 2024-08-28T16:52:37Z | |
dc.date.available | 2024-08-28T16:52:37Z | |
dc.date.issued | 2019-07-28 | |
dc.identifier.citation | VAL, Brenda Socorro Ratis do Ensino de Química Verde: jogo lúdico uma proposta diferenciada para alunos do ensino médio da rede pública. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1012 | |
dc.description.abstract | É comum perceber como o ser humano vem destruindo em escala mundial a nossa
natureza. Os problemas ambientais gerados conseguem afetar diretamente todo o
ecossistema, a saúde e o modo de vida de todos os que moram no planeta. Tendo em vista
essa preocupação, a Química Verde foi criada com conceitos que pudessem fazer com que
as pessoas pensassem em métodos afim de diminuir ou até mesmo não produzir impactos
negativos que rapidamente têm destruído a Terra. Divergindo dessa forma de abordar o
ensino de química distante do cotidiano dos alunos, colocado de maneira desinteressante e
que pouco trata dos assuntos ligados às questões do meio ambiente, este trabalho tem
como objetivo mostrar um pouco dos problemas ambientais e os princípios da Química
Verde aos estudantes por meio de um jogo didático, para que de uma forma estimulante e
diferenciada, seja possível conscientizar os mesmos para os benefícios que essa área da
química traz a todos nós. O presente trabalho foi realizado com alunos de 15 a 18 anos do
ensino médio de uma escola estadual do Rio de Janeiro. Por meio de uma pesquisa de
cunho qualitativo, o instrumento utilizado para coletar os dados necessários foi um
questionário e os resultados obtidos mostram que a grande maioria não sabia nenhum
conceito sobre a Química Verde e tinham pouca informação sobre as questões ligadas ao
meio ambiente e como preserva-lo. Nesse sentido eles passaram a entender mais sobre
esses temas após a aplicação do jogo e viram que é de suma importância saber lidar com
os nossos problemas ambientais, ajudar na preservação do meio ambiente e da saúde
humana, fazendo a sua parte e conscientizando a comunidade em que estão inseridos.
Assim, o jogo didático foi essencial nesse processo, visto que os ajudaram na facilitação da
construção dos conceitos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS | pt_BR |
dc.subject | Química verde - Ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Jogos Didáticos | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em química - Campus Duque de Caxias. | pt_BR |
dc.title | Ensino de Química Verde: jogo lúdico uma proposta diferenciada para alunos do ensino médio da rede pública | pt_BR |
dc.contributor.author | Val, Brenda Socorro Ratis do | |
dc.type | TCC | pt_BR |