Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2024-08-28T16:52:37Z
dc.date.available2024-08-28T16:52:37Z
dc.date.issued2019-07-28
dc.identifier.citationVAL, Brenda Socorro Ratis do Ensino de Química Verde: jogo lúdico uma proposta diferenciada para alunos do ensino médio da rede pública. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1012
dc.description.abstractÉ comum perceber como o ser humano vem destruindo em escala mundial a nossa natureza. Os problemas ambientais gerados conseguem afetar diretamente todo o ecossistema, a saúde e o modo de vida de todos os que moram no planeta. Tendo em vista essa preocupação, a Química Verde foi criada com conceitos que pudessem fazer com que as pessoas pensassem em métodos afim de diminuir ou até mesmo não produzir impactos negativos que rapidamente têm destruído a Terra. Divergindo dessa forma de abordar o ensino de química distante do cotidiano dos alunos, colocado de maneira desinteressante e que pouco trata dos assuntos ligados às questões do meio ambiente, este trabalho tem como objetivo mostrar um pouco dos problemas ambientais e os princípios da Química Verde aos estudantes por meio de um jogo didático, para que de uma forma estimulante e diferenciada, seja possível conscientizar os mesmos para os benefícios que essa área da química traz a todos nós. O presente trabalho foi realizado com alunos de 15 a 18 anos do ensino médio de uma escola estadual do Rio de Janeiro. Por meio de uma pesquisa de cunho qualitativo, o instrumento utilizado para coletar os dados necessários foi um questionário e os resultados obtidos mostram que a grande maioria não sabia nenhum conceito sobre a Química Verde e tinham pouca informação sobre as questões ligadas ao meio ambiente e como preserva-lo. Nesse sentido eles passaram a entender mais sobre esses temas após a aplicação do jogo e viram que é de suma importância saber lidar com os nossos problemas ambientais, ajudar na preservação do meio ambiente e da saúde humana, fazendo a sua parte e conscientizando a comunidade em que estão inseridos. Assim, o jogo didático foi essencial nesse processo, visto que os ajudaram na facilitação da construção dos conceitos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIASpt_BR
dc.subjectQuímica verde - Ensinopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectJogos Didáticospt_BR
dc.subjectLicenciatura em química - Campus Duque de Caxias.pt_BR
dc.titleEnsino de Química Verde: jogo lúdico uma proposta diferenciada para alunos do ensino médio da rede públicapt_BR
dc.contributor.authorVal, Brenda Socorro Ratis do
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples