Repositório do Instituto Federal do Rio de Janeiro: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 481-500 of 699
-
Efeitos do tempol sobre o estresse oxidativo e alterações estruturais e funcionais renais em modelo de hipertensão renovascular 2 rins, 1 clipe.
(IFRJ - CAMPUS REALENGO, 2021)Tempol, um nitróxido sintético mimético da enzima superóxido dismutase, demonstra atenuar danos induzidos por espécies reativas, exercendo efeitos benéficos em modelos animais de estresse oxidativo e hipertensão. Este ... -
Tabela periódica: uma breve descrição sobre os trabalhos apresentados no JALEQUIM.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2020)Percebemos nos dias atuais que ensinar química continua sendo um dos grandes desafios para os professores da área. Notase uma dificuldade que se estabelece em encontrar uma conexão da química com o cotidiano do educando, ... -
A trajetória escolar de discentes pretas do ensino médio e técnico no IFRJ - CDuC: representatividade, perspectiva e acolhimento escolas.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021)Desde o início do que se conhece como Ciências, segundo a tradição ocidental, a marginalização baseada em preceitos racistas e machistas gerou – e ainda o faz atualmente – diversos obstáculos impeditivos ao ingresso de ... -
A química expressa na cultura indígena: o ensino de química baseado na pintura corporal.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021)A lei 11.645 publicada em 10 de março de 2008 tornou obrigatório nas redes básicas de ensino a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. A busca por alternativas para incorporar o conhecimento científico, ... -
Química forense: uma proposta de oficina temática para o ensino médio da rede estadual de ensino.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018)O presente trabalho teve como objetivo propor uma Oficina Temática em Química Forense para o Ensino Médio. A pesquisa de caráter qualitativo foi realizada em um colégio estadual no município de São João de Meriti Rio ... -
Destilaria: uma proposta lúdica para o ensino de química orgânica.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018)O ensino da Química Orgânica apresenta conteúdos demasiadamente extensos e complexos, exigindo dos estudantes habilidades como abstração e visão espacial para sua completa assimilação, além do entendimento de uma linguagem ... -
Estudo de caso na área de ensino de metrologia básica aplicado ao ensino médio técnico em química.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2020)Atualmente, segundo Baker (2016), há uma “crise de reprodutibilidade” nos resultados científicos. Embora afirme que a Química é uma das áreas mais confiáveis, ainda há uma parcela de publicações que apresentam baixa ... -
Determinação de ânions: construção de uma ferramenta interativa para auxiliar nas aulas de química analítica qualitativa experimental.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021)As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) são ferramentas que utilizam sinais digitais que convertem uma informação em dados binários e vice- versa. O uso de TDIC pode tornar mais dinâmico o processo ... -
Análise da percepção de estudantes de um pré-vestibular social sobre o ensino de química na educação básica.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021)A qualidade da Educação Básica possui um grande impacto na vida escolar de alunos e quando estes decidem ingressar em um curso superior, a falta de embasamento pode gerar um empecilho na jornada destes estudantes. ... -
Elaboração de apostila como um material didático interdisciplinar para o ensino médio utilizando o lixo eletrônico como tema gerador.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018)A educação brasileira iniciouse no processo de catequização indígena carreando por muito tempo características de que o professor seria o detentor do conhecimento que seria depositado no aluno, e, como consequência, ... -
Divulgação científica na formação inicial de professores: um estudo sobre disciplinas do curso de licenciatura em química do IFRJ campus Duque de Caxias.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2022)A divulgação dos conhecimentos científicos e tecnológicos contribui, em diferentes aspectos, para a reflexão social dos indivíduos, fomentando o seu arcabouço informativo, científico e cultural. Ainda que sem a intenção ... -
Racismo, ensino superior e formação de professores: considerações sobre ciência e negritude.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021)O presente trabalho analisa as implicações raciais na percepção sobre ciência e representatividade dos alunos do curso de Licenciatura em Química no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (Duque de CaxiasRJ), na ... -
Pelo não silenciamento: ecoar das vozes de futuros professores de química sobre a educação de jovens e adultos.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2021)A Educação de Jovens e Adultos (EJA) ocupa lugar marginalizado em muitas formações acadêmicas, inclusive na formação de futuros professores de Química. Tendo como premissa a importância de se refletir sobre esse assunto ... -
A inclusão no currículo do IFRJ: uma análise da trajetória formativa dos futuros professores de química
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018)São poucos os trabalhos acadêmicos que correlacionam o Ensino de Química à Educação Inclusiva, principalmente quando se fala em propor metodologias diferenciadas, que tornem as aulas inclusivas para que se adéquem ... -
Uso da temática nanociência e nanotecnologia no ensino de química
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018)Muitos alunos possuem dificuldade para aprender Química, pois muitas vezes ela limita-se a teorias e cálculos que não tem relação direta com a vivência do aluno levando a uma desmotivação. Este trabalho tem como objetivo ... -
Aprendizagem signifiativa a partir de uma plataforma digital: uma proposta de aplicativo de smartphone para o estudo da radioatividade.
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018)O conhecimento científico está diretamente associado ao desenvolvimento da sociedade, visto que, a constante evolução tecnológica nos permite dinamizar a forma como aprendemos e interagimos com a informação. O ensino ... -
Química verde em métodos sintéticos: aplicação de novas metodologias experimentais na formação de professores de Química
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2018)Os primeiros relatos de degradação do meio ambiente começaram descrevendo problemas locais, pontuais. Hoje, o ser humano pode notar que os problemas pontuais já são problemas em comum, com dimensões globais. É ... -
Do átomo filosófico ao científico: um recurso didático adaptado para alunos com deficiência visual
(IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2022)A invisibilidade das pessoas com deficiência é notória desde os tempos antigos. Muitas culturas compreendiam a deficiência como uma "aberração" resultado de um castigo divino. Apesar de atualmente existirem diversas leis, ... -
Regulamento do Repositório Institucional de Documentos
(IFRJ - REITORIA, 2023-03-01)Este Regulamento institui diretrizes ao Repositório Institucional de Documentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (RID/IFRJ), visando garantir à sociedade o acesso gratuito, público ... -
Leitura e produção de textos no ensino de ciências
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Produto educacional da dissertação: SANTOS, F. C. dos. Leitura e produção de textos no ensino de ciências: uma contribuição para alfabetização científica, 2023. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) ...