Estratégias didático-pedagógicas inclusivas no currículo do ensino fundamental na escola brasileira: uma revisão integrativa da literatura.
Abstract
A educação é reconhecida como um direito universal previsto e regulamentado por lei,
de forma a preconizar a igualdade acerca das condições para o acesso e permanência
na escola, considerando e respeitando a diversidade e as especificidades dos alunos.
Decisões legais como estas, fortalecem a necessidade da implementação de
estratégias didático-pedagógicas diversificadas, a partir da Educação Inclusiva, que
favoreçam o acesso, participação, ensino e aprendizado de indivíduos com deficiência.
A Paralisia Cerebral, é a causa mais frequente de deficiência durante o período da
infância e as suas repercussões impactam na funcionalidade, desempenho de atividade
e participação, e consequentemente acabam por influenciar o desempenho escolar do
indivíduo. Com o avanço da tecnologia, recursos como a Realidade Virtual (RV) e
Realidade Aumentada (RA), são capazes de criar novas possibilidades e métodos
pedagógicos a partir da imersão e interatividade do aluno com determinado conteúdo
curricular, de modo a favorecer o processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho teve
como objetivo conhecer as estratégias didático-pedagógicas relacionadas ao uso de
recursos como a RV e a RA nos componentes curriculares do ensino fundamental
brasileiro. Foram incluídos sete artigos que atenderam aos critérios de inclusão e
exclusão. No geral, estes mostraram que a RV e RA são ferramentas metodológicas
capazes de despertar maior interesse e atenção por parte dos alunos típicos e
deficientes, estimulando a participação ativa, permitindo aproximação e visualização
prática acerca dos componentes curriculares do ensino, apontando para uma proposta
metodológica inclusiva na escola formal brasileira.