Tabela periódica: uma breve descrição sobre os trabalhos apresentados no JALEQUIM.
Resumen
Percebemos nos dias atuais que ensinar química continua sendo um dos grandes
desafios para os professores da área. Notase uma dificuldade que se estabelece
em encontrar uma conexão da química com o cotidiano do educando, de forma a
despertar neles o interesse pela disciplina. Diversos educadores e licenciandos vêm
buscando diferentes metodologias e ferramentas pedagógicas a fim de intervir de
forma positiva no processo de ensino e aprendizado dos educandos, pois é notório
como os alunos se sentem desmotivados pela forma tradicional que os conteúdos
geralmente são abordados. Nesse contexto, podese citar a metodologia tradicional
que se é utilizada para o ensino de Tabela Periódica, onde muitas das vezes o
conteúdo é apresentado pelo professor, levando ao aluno a simples memorização
dos conceitos abstratos totalmente desconectados de sua realidade, não sendo
construída uma aprendizagem significativa. A fim de motivar o interesse pelo
conteúdo, o professor pode utilizar ferramentas metodológicas, como por exemplo,
os jogos didáticos. Os jogos didáticos podem auxiliar o processo de ensino
aprendizagem nas mais diferentes áreas da ciência da natureza. Os jogos didáticos
podem proporcionar o desenvolvimento das relações interpessoais, sendo capaz de
estimular aspectos como a criatividade, o trabalho em equipe, permitindo ao
educador ampliar e aprimorar sua prática docente, de forma lúdica, além de construir
junto ao educando uma aprendizagem mais significativa. Dessa forma, esse trabalho
objetiva realizar uma descrição dos trabalhos apresentados nas três edições do
Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e
Biologia (JALEQUIM) sobre a Tabela Periódica. Foi verificado quantidade de
trabalhos apresentados por disciplina. Em seguida, foram analisados os conteúdos
de química abordados em cada edição. Ao total, foram 434 trabalhos apresentados,
324 trabalhos relacionados à química. Após essa etapa, realizouse uma descrição
dos trabalhos simples e completos sobre a Tabela Periódica. Nos trabalhos
completos, tentouse identificar os critérios de validação descritos por Nóvak e
Souza (2008). De uma maneira geral, constatouse que os jogos didáticos sobre a
Tabela Periódica apresentado no JALEQUIM, foram do tipo jogos de tabuleiro, bingo
e jogo da memória confeccionados com materiais alternativos. Observouse poucos
jogos voltados para a Educação Inclusiva e propostas interdisciplinares. Em relação
aos critérios de validação dos jogos dos trabalhos completos, todos tentaram
promover a interação entre os jogadores, alguns testaram conhecimentos
construídos, outros direcionaram a memorização. Por fim, acreditase que todas as
propostas permitam variações a fim de que aprimoramentos possam a contribuir de
uma forma ainda mais eficaz no processo de ensino aprendizagem da Tabela
Periódica.