Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPenco, Vanessa de S. Nogueira
dc.date.accessioned2024-04-18T14:52:06Z
dc.date.available2024-04-18T14:52:06Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Wallace Alves de. Tabela periódica: uma breve descrição sobre os trabalhos apresentados no JALEQUIM. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/779
dc.description.abstractPercebemos nos dias atuais que ensinar química continua sendo um dos grandes desafios para os professores da área. Nota­se uma dificuldade que se estabelece em encontrar uma conexão da química com o cotidiano do educando, de forma a despertar neles o interesse pela disciplina. Diversos educadores e licenciandos vêm buscando diferentes metodologias e ferramentas pedagógicas a fim de intervir de forma positiva no processo de ensino e aprendizado dos educandos, pois é notório como os alunos se sentem desmotivados pela forma tradicional que os conteúdos geralmente são abordados. Nesse contexto, pode­se citar a metodologia tradicional que se é utilizada para o ensino de Tabela Periódica, onde muitas das vezes o conteúdo é apresentado pelo professor, levando ao aluno a simples memorização dos conceitos abstratos totalmente desconectados de sua realidade, não sendo construída uma aprendizagem significativa. A fim de motivar o interesse pelo conteúdo, o professor pode utilizar ferramentas metodológicas, como por exemplo, os jogos didáticos. Os jogos didáticos podem auxiliar o processo de ensino aprendizagem nas mais diferentes áreas da ciência da natureza. Os jogos didáticos podem proporcionar o desenvolvimento das relações interpessoais, sendo capaz de estimular aspectos como a criatividade, o trabalho em equipe, permitindo ao educador ampliar e aprimorar sua prática docente, de forma lúdica, além de construir junto ao educando uma aprendizagem mais significativa. Dessa forma, esse trabalho objetiva realizar uma descrição dos trabalhos apresentados nas três edições do Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (JALEQUIM) sobre a Tabela Periódica. Foi verificado quantidade de trabalhos apresentados por disciplina. Em seguida, foram analisados os conteúdos de química abordados em cada edição. Ao total, foram 434 trabalhos apresentados, 324 trabalhos relacionados à química. Após essa etapa, realizou­se uma descrição dos trabalhos simples e completos sobre a Tabela Periódica. Nos trabalhos completos, tentou­se identificar os critérios de validação descritos por Nóvak e Souza (2008). De uma maneira geral, constatou­se que os jogos didáticos sobre a Tabela Periódica apresentado no JALEQUIM, foram do tipo jogos de tabuleiro, bingo e jogo da memória confeccionados com materiais alternativos. Observou­se poucos jogos voltados para a Educação Inclusiva e propostas interdisciplinares. Em relação aos critérios de validação dos jogos dos trabalhos completos, todos tentaram promover a interação entre os jogadores, alguns testaram conhecimentos construídos, outros direcionaram a memorização. Por fim, acredita­se que todas as propostas permitam variações a fim de que aprimoramentos possam a contribuir de uma forma ainda mais eficaz no processo de ensino aprendizagem da Tabela Periódica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIASpt_BR
dc.subjectTabela periódica. Jogos didáticos. JALEQUIM.pt_BR
dc.subjectResearch Subject Categories::NATURAL SCIENCESpt_BR
dc.titleTabela periódica: uma breve descrição sobre os trabalhos apresentados no JALEQUIM.pt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Wallace Alves de
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples