Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAversa, Thiago Muza
dc.date.accessioned2024-04-18T14:33:13Z
dc.date.available2024-04-18T14:33:13Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationSouza, Gabriela Lemos Ribeiro de. A química expressa na cultura indígena: o ensino de química baseado na pintura corporal. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/777
dc.description.abstractA lei 11.645 publicada em 10 de março de 2008 tornou obrigatório nas redes básicas de ensino a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. A busca por alternativas para incorporar o conhecimento científico, que inclui conteúdo de química, com a valorização da diversidade de saberes indígenas e de vivência dos educandos e a multiculturalidade, tornaram-se pertinentes desde então. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo propor uma oficina temática. A fim de alcançá-lo foram analisados aspectos de uma aula contextualizada, aplicada em uma turma de 3o ano de ensino médio de uma Escola Estadual do município de Duque de Caxias, sobre os principais corantes naturais presentes na cultura indígena, contidas no urucum e jenipapo, empregados nas pinturas corporais, como embasamento para o ensino da Química Orgânica. Questionários qualitativos foram aplicados ao final da aula para que houvesse um levantamento de dados afim de investigar a metodologia utilizada. Ao final, foi proposta a elaboração de uma oficina para futura aplicação com base na análise dos dados. Os resultados obtidos com o desenvolvimento da aula indicam que a inserção da temática cultura indígena nas aulas de Química Orgânica viabilizou a melhor compreensão de assuntos como classificação das cadeias carbônicas, entendimento do grafismo indígena como forma de expressão e sua importância cultural, além da percepção de que a Química está ao redor de todos nós. As atividades desenvolvidas proporcionaram um contato direto dos estudantes com os corantes naturais e a cultura indígena, o que propiciou um ensino mais contextualizado e uma melhor assimilação do conhecimento. A fim de aperfeiçoar o entrelaçamento entre a temática e o conteúdo foi proposta uma oficina.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIASpt_BR
dc.subjectCultura indígena. Corantes naturais. Ensino de química.pt_BR
dc.subjectResearch Subject Categories::NATURAL SCIENCESpt_BR
dc.titleA química expressa na cultura indígena: o ensino de química baseado na pintura corporal.pt_BR
dc.contributor.authorSouza, Gabriela Lemos Ribeiro de
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples