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dc.contributor.advisorJúnior, João Carlos Santos Silva
dc.date.accessioned2024-04-18T13:28:52Z
dc.date.available2024-04-18T13:28:52Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationFARIAS, Letícia Aires de. Elaboração de apostila como um material didático interdisciplinar para o ensino médio utilizando o lixo eletrônico como tema gerador. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/771
dc.description.abstractA educação brasileira iniciou­se no processo de catequização indígena carreando por muito tempo características de que o professor seria o detentor do conhecimento que seria depositado no aluno, e, como consequência, esse aluno assimilaria o conhecimento através da repetição e memorização dos conceitos científicos que lhes forem apresentados. Durante muito tempo esse tipo de processo educacional ocorria e ainda é observado nos dias atuais. Assim, como a preparação para os processos seletivos e a educação tradicional vista em muitas instituições de ensino. A utilização de um material didático diferenciado permitiria uma mudança nesse tipo de processo e estimularia a compreensão do conteúdo. Além de estimular a disseminação do conhecimento científico por todos os integrantes da comunidade escolar, sendo através dos professores, ou dos alunos ou da comunidade escolar, tornando o aluno um cidadão consciente cientificamente, socialmente, ambientalmente e tecnologicamente. Em busca de uma aproximação da realidade do aluno com o conhecimento cientifico faz­se necessário à utilização de ferramentas que tornem o ensino mais significativo como, por exemplo, os temas geradores propostos por Paulo Freire, a alfabetização cientifica de Áttico Chassot e as propostas do movimento ciência­tecnologia­sociedade­ambiente (CTSA). A elaboração de um material didático multidisciplinar utilizando esses tipos de ferramentas possibilita a tecitura do conhecimento científico com a comunidade escolar tornando o aluno a peça principal do processo de alfabetização. Englobando diferentes disciplinas como história, sociologia, biologia e química o material didático “Lixo Eletrônico: Aprendendo de forma consciente” foi elaborado visando uma mudança no quadro da educação brasileira trazendo um material facilitador para aproximar a realidade do aluno com o cotidiano do profissional da educação. A utilização de materiais didáticos facilita o processo de ensino aprendizado, já que, devido à extensa carga horaria que o professor possui é cada vez mais difícil à elaboração de metodologias diferenciadas, sendo assim, uma ferramenta facilitadora que possibilita o professor permear­se pelos conhecimentos científicos. E ao utilizar as propostas do movimento CTSA promove a alfabetização científica utilizando atividades diferenciadas possibilitando a construção de um novo processo educacional.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIASpt_BR
dc.subjectLixo eletrônico. CTSA. Conhecimento científico.pt_BR
dc.subjectResearch Subject Categories::NATURAL SCIENCESpt_BR
dc.titleElaboração de apostila como um material didático interdisciplinar para o ensino médio utilizando o lixo eletrônico como tema gerador.pt_BR
dc.contributor.authorFarias, Letícia Aires de
dc.typeTCCpt_BR


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