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dc.contributor.advisorSilva, Ludmila Nogueira da
dc.date.accessioned2024-04-18T13:13:16Z
dc.date.available2024-04-18T13:13:16Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationCOSTA, Ingrid Freitas da. Divulgação científica na formação inicial de professores: um estudo sobre disciplinas do curso de licenciatura em química do IFRJ campus Duque de Caxias. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/770
dc.description.abstractA divulgação dos conhecimentos científicos e tecnológicos contribui, em diferentes aspectos, para a reflexão social dos indivíduos, fomentando o seu arcabouço informativo, científico e cultural. Ainda que sem a intenção de prover a educação formal, as variadas temáticas abordadas por meio da Divulgação Científica (DC) podem se correlacionar com os conteúdos curriculares. No entanto, para que a Divulgação Científica esteja presente na prática dos professores de Química, faz­se necessário que eles conheçam e vivenciem esse campo do conhecimento e suas possibilidades desde a graduação. Assim, considerando o importante papel dos cursos de formação inicial de professores em tratar essa temática, este trabalho objetivou investigar de que forma a Divulgação Científica tem sido abordada nas disciplinas do curso de licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro campus Duque de Caxias. O estudo foi realizado a partir da análise do Projeto Pedagógico de Curso e das ementas das unidades curriculares ofertadas no ano de 2019, último ano de aula antes do início da pandemia da COVID­19. Além disso, também foram exploradas as respostas obtidas por meio do questionário semiestruturado destinado aos docentes atuantes no curso em 2019. A partir dos resultados, nota­se que o IFRJ e o curso de licenciatura em Química valorizam a Divulgação Científica enquanto meio de promoção de ações educativas e da ciência, fazendo parte de seus objetivos e premissas. No entanto, ainda que haja uma disciplina optativa sobre DC, esta não é ofertada há mais de quatro anos, tornando incipiente a presença deste campo de estudo no currículo, que fica condicionada à prática pedagógica dos docentes. Estes, muitas vezes, não conhecem a fundo a Divulgação Científica e apenas a incentivam a partir do que vivenciam em seu cotidiano. Apesar disso, os docentes afirmam ser muito importante que os licenciandos tenham contato com a DC durante a sua formação, evidenciando o necessário incentivo às ações de DC no curso estudado. Espera­se que, com este trabalho, seja possível promover a discussão sobre a relevância de abordar os conceitos básicos da Divulgação Científica durante as licenciaturas em Química, contribuindo para a formação inicial dos professores e para a Educação Básica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIASpt_BR
dc.subjectDivulgação científica. Educação formal. Formação inicial de professores. Ensino de química.pt_BR
dc.subjectResearch Subject Categories::NATURAL SCIENCESpt_BR
dc.titleDivulgação científica na formação inicial de professores: um estudo sobre disciplinas do curso de licenciatura em química do IFRJ campus Duque de Caxias.pt_BR
dc.contributor.authorCosta, Ingrid Freitas da
dc.typeTCCpt_BR


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