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Divulgação científica na formação inicial de professores: um estudo sobre disciplinas do curso de licenciatura em química do IFRJ campus Duque de Caxias.

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Trabalho de Conclusão de Curso - Ingrid Freitas da Costa (1.646Mb)
Date
2022
Author
Costa, Ingrid Freitas da
Metadata
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Abstract
A divulgação dos conhecimentos científicos e tecnológicos contribui, em diferentes aspectos, para a reflexão social dos indivíduos, fomentando o seu arcabouço informativo, científico e cultural. Ainda que sem a intenção de prover a educação formal, as variadas temáticas abordadas por meio da Divulgação Científica (DC) podem se correlacionar com os conteúdos curriculares. No entanto, para que a Divulgação Científica esteja presente na prática dos professores de Química, faz­se necessário que eles conheçam e vivenciem esse campo do conhecimento e suas possibilidades desde a graduação. Assim, considerando o importante papel dos cursos de formação inicial de professores em tratar essa temática, este trabalho objetivou investigar de que forma a Divulgação Científica tem sido abordada nas disciplinas do curso de licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro campus Duque de Caxias. O estudo foi realizado a partir da análise do Projeto Pedagógico de Curso e das ementas das unidades curriculares ofertadas no ano de 2019, último ano de aula antes do início da pandemia da COVID­19. Além disso, também foram exploradas as respostas obtidas por meio do questionário semiestruturado destinado aos docentes atuantes no curso em 2019. A partir dos resultados, nota­se que o IFRJ e o curso de licenciatura em Química valorizam a Divulgação Científica enquanto meio de promoção de ações educativas e da ciência, fazendo parte de seus objetivos e premissas. No entanto, ainda que haja uma disciplina optativa sobre DC, esta não é ofertada há mais de quatro anos, tornando incipiente a presença deste campo de estudo no currículo, que fica condicionada à prática pedagógica dos docentes. Estes, muitas vezes, não conhecem a fundo a Divulgação Científica e apenas a incentivam a partir do que vivenciam em seu cotidiano. Apesar disso, os docentes afirmam ser muito importante que os licenciandos tenham contato com a DC durante a sua formação, evidenciando o necessário incentivo às ações de DC no curso estudado. Espera­se que, com este trabalho, seja possível promover a discussão sobre a relevância de abordar os conceitos básicos da Divulgação Científica durante as licenciaturas em Química, contribuindo para a formação inicial dos professores e para a Educação Básica.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/770
Collections
  • Ciências Exatas e da Terra

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