Divulgação científica na formação inicial de professores: um estudo sobre disciplinas do curso de licenciatura em química do IFRJ campus Duque de Caxias.
Abstract
A divulgação dos conhecimentos científicos e tecnológicos contribui, em diferentes
aspectos, para a reflexão social dos indivíduos, fomentando o seu arcabouço
informativo, científico e cultural. Ainda que sem a intenção de prover a educação
formal, as variadas temáticas abordadas por meio da Divulgação Científica (DC)
podem se correlacionar com os conteúdos curriculares. No entanto, para que a
Divulgação Científica esteja presente na prática dos professores de Química, fazse
necessário que eles conheçam e vivenciem esse campo do conhecimento e suas
possibilidades desde a graduação. Assim, considerando o importante papel dos
cursos de formação inicial de professores em tratar essa temática, este trabalho
objetivou investigar de que forma a Divulgação Científica tem sido abordada nas
disciplinas do curso de licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro campus Duque de Caxias. O estudo foi
realizado a partir da análise do Projeto Pedagógico de Curso e das ementas das
unidades curriculares ofertadas no ano de 2019, último ano de aula antes do início da
pandemia da COVID19. Além disso, também foram exploradas as respostas obtidas
por meio do questionário semiestruturado destinado aos docentes atuantes no curso
em 2019. A partir dos resultados, notase que o IFRJ e o curso de licenciatura em
Química valorizam a Divulgação Científica enquanto meio de promoção de ações
educativas e da ciência, fazendo parte de seus objetivos e premissas. No entanto,
ainda que haja uma disciplina optativa sobre DC, esta não é ofertada há mais de
quatro anos, tornando incipiente a presença deste campo de estudo no currículo, que
fica condicionada à prática pedagógica dos docentes. Estes, muitas vezes, não
conhecem a fundo a Divulgação Científica e apenas a incentivam a partir do que
vivenciam em seu cotidiano. Apesar disso, os docentes afirmam ser muito importante
que os licenciandos tenham contato com a DC durante a sua formação, evidenciando
o necessário incentivo às ações de DC no curso estudado. Esperase que, com este
trabalho, seja possível promover a discussão sobre a relevância de abordar os
conceitos básicos da Divulgação Científica durante as licenciaturas em Química,
contribuindo para a formação inicial dos professores e para a Educação Básica.