Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2024-04-18T13:07:49Z
dc.date.available2024-04-18T13:07:49Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationSOUZA, Júlio Cesar Rodrigues de. Racismo, ensino superior e formação de professores: considerações sobre ciência e negritude. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/769
dc.description.abstractO presente trabalho analisa as implicações raciais na percepção sobre ciência e representatividade dos alunos do curso de Licenciatura em Química no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (Duque de Caxias­RJ), na periferia da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Dentro de um contexto exclusão escolar,ações de equidade social no Brasil tardias ede uma profunda desigualdade racial,, esta investigação partia da hipótese de que haveria uma baixa representatividade negra entre as referências das ciências dos estudantes, afinal como historicamente minorias nas universidades e centros de pesquisa, proporcionalmente seriam menos presentes em cargos ou realizações de grande alcance do público. Para aferir tal questão, os alunos foram estimulados a responder quem eram suas referências de cientistas, quais destes eram negros e onde tomaram conhecimento desses nomes. Os resultados mostraram uma predominância branca e expressou uma importante influência da escola na consolidação desse imaginário. Uma surpresa foi uma crescente participação das redes sociais e das artes no conhecimento de cientistas não­brancos. A partir dos resultados, a análise aqui presente discute como o padrão de ciência ainda reflete marcas do racismo estrutural, onde a ideia de ciência dominante permanece eurocentrada e como é resultado de uma exclusão e posterior invisibilidade de nomes pretos na produção de ciência e saberes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIASpt_BR
dc.subjectRacismo estrutural. Representatividade. Ciência.pt_BR
dc.subjectResearch Subject Categories::NATURAL SCIENCESpt_BR
dc.titleRacismo, ensino superior e formação de professores: considerações sobre ciência e negritude.pt_BR
dc.contributor.authorSouza, Júlio Cesar Rodrigues de
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples