dc.contributor.advisor | Nascimento, Andreia Silva do | |
dc.date.accessioned | 2024-04-18T12:44:02Z | |
dc.date.available | 2024-04-18T12:44:02Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.citation | MELLO, Isabelle Nascimento de. A inclusão no currículo do IFRJ: uma análise da trajetória formativa dos futuros professores de química. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/767 | |
dc.description.abstract | São poucos os trabalhos acadêmicos que correlacionam o Ensino de Química
à Educação Inclusiva, principalmente quando se fala em propor metodologias
diferenciadas, que tornem as aulas inclusivas para que se adéquem às
necessidades educacionais especiais dos alunos, durante a formação inicial do
futuro professor. Por isso, iniciouse esta monografia com uma revisão de
literatura para apresentar outros trabalhos relevantes que se referem à Inclusão
no ensino de Química, a partir de uma análise da falta de Inclusão como
elemento transversal da ementa deste curso. Também se estabeleceu o
referencial teórico que investe nos estudos das Leis sobre Inclusão, para criar
um aporte teórico se baseia em Cruz e Glat (2014) para trajetória formativa,
Bourdieu e Champagne (2001) sobre exclusão escolar, Nóvoa (2001) para
analisar o currículo na formação de professores e Abreu e Lopes (2008) para
políticas curriculares. Este trabalho visa analisar a Educação Inclusiva
enquanto categoria formativa do perfil traçado dos licenciandos em Química do
curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Ciência, Educação e
Tecnologia do Rio de Janeiro do campus Duque de Caxias, que cumpriram
pelo menos 85% da matriz curricular, a partir de um questionário aberto. Para
analisar os dados, fundamentase nos métodos de Bardin (2011) para realizar
a categorização das respostas. A pesquisa apontou a necessidade de um
aprofundamento e um investimento maior na temática inclusão no campo
formativo, a falta do tema inclusão permeando por todas as unidades
curriculares e na ausência de disciplinas com metodologias diferenciadas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva. Formação inicial de professores. Ensino de química. | pt_BR |
dc.subject | Research Subject Categories::NATURAL SCIENCES | pt_BR |
dc.title | A inclusão no currículo do IFRJ: uma análise da trajetória formativa dos futuros professores de química | pt_BR |
dc.contributor.author | Mello, Isabelle Nascimento de | |
dc.type | TCC | pt_BR |