Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Everton Tomaz da
dc.date.accessioned2024-04-16T19:28:23Z
dc.date.available2024-04-16T19:28:23Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationRODRIGUES, Henrique Cesar A. N. T. Uso da temática nanociência e nanotecnologia no ensino de química. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química). Instituto Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/765
dc.description.abstractMuitos alunos possuem dificuldade para aprender Química, pois muitas vezes ela limita-se a teorias e cálculos que não tem relação direta com a vivência do aluno levando a uma desmotivação. Este trabalho tem como objetivo usar a temática de nanociência e nanotecnologia como elemento motivador para o Ensino de Química aliando também as ferramentas da experimentação e divulgação científica. Foi realizada a pesquisa para encontrar experimentos e textos de divulgação científica relacionadas à nanociência. Foram selecionados três experimentos, entretanto apenas o experimento de produção de magnetita se tornou viável com o uso de materiais de baixo custo para serem usados em sala de aula. Para os textos buscou- se textos de linguagem simples e que chamassem a atenção dos alunos. O conteúdo dos textos possui idéias opostas para estimular o pensamento crítico dos estudantes. A aplicação foi realizada em três momentos em duas turmas do terceiro ano do ensino médio regular no Colégio Estadual Jardim Meriti. No primeiro momento foi realizada uma apresentação da temática e sondagem do conhecimento prévio dos alunos. O segundo consistiu na atividade experimental e no terceiro foi realizada uma atividade com os textos de divulgação científica sobre o tema. Pelo questionário prévio verificou-se que a grande maioria dos alunos tem uma visão superficial da N&N ligada somente à indústria eletrônica. Os estudantes foram mais receptivos aos conteúdos quando se interligava a aplicação no cotidiano com os conceitos que estavam sendo trabalhados. Por fim, os alunos, em geral, mostraram- se mais motivados durante a realização das atividades propostas com uso da temática nanociência evidenciando que esta, aliada à experimentação e à divulgação científica, pode ser uma arma poderosa capaz de melhorar o Ensino de Química.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIASpt_BR
dc.subjectNanociência e nanotecnologia. Experimentação. Ensino de Química. Divulgação ciêntifica.pt_BR
dc.titleUso da temática nanociência e nanotecnologia no ensino de químicapt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Henrique Cesar A. N. T.
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples