• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Uso da temática nanociência e nanotecnologia no ensino de química

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Trabalho de conclusão de curso - Henrique Cesar Abreu do Nascimento Telles Rodrigues (4.592Mb)
Data
2018
Autor
Rodrigues, Henrique Cesar A. N. T.
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Muitos alunos possuem dificuldade para aprender Química, pois muitas vezes ela limita-se a teorias e cálculos que não tem relação direta com a vivência do aluno levando a uma desmotivação. Este trabalho tem como objetivo usar a temática de nanociência e nanotecnologia como elemento motivador para o Ensino de Química aliando também as ferramentas da experimentação e divulgação científica. Foi realizada a pesquisa para encontrar experimentos e textos de divulgação científica relacionadas à nanociência. Foram selecionados três experimentos, entretanto apenas o experimento de produção de magnetita se tornou viável com o uso de materiais de baixo custo para serem usados em sala de aula. Para os textos buscou- se textos de linguagem simples e que chamassem a atenção dos alunos. O conteúdo dos textos possui idéias opostas para estimular o pensamento crítico dos estudantes. A aplicação foi realizada em três momentos em duas turmas do terceiro ano do ensino médio regular no Colégio Estadual Jardim Meriti. No primeiro momento foi realizada uma apresentação da temática e sondagem do conhecimento prévio dos alunos. O segundo consistiu na atividade experimental e no terceiro foi realizada uma atividade com os textos de divulgação científica sobre o tema. Pelo questionário prévio verificou-se que a grande maioria dos alunos tem uma visão superficial da N&N ligada somente à indústria eletrônica. Os estudantes foram mais receptivos aos conteúdos quando se interligava a aplicação no cotidiano com os conceitos que estavam sendo trabalhados. Por fim, os alunos, em geral, mostraram- se mais motivados durante a realização das atividades propostas com uso da temática nanociência evidenciando que esta, aliada à experimentação e à divulgação científica, pode ser uma arma poderosa capaz de melhorar o Ensino de Química.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/765
Collections
  • Ciências Exatas e da Terra

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV