Aprendizagem signifiativa a partir de uma plataforma digital: uma proposta de aplicativo de smartphone para o estudo da radioatividade.
Abstract
O conhecimento científico está diretamente associado ao desenvolvimento da
sociedade, visto que, a constante evolução tecnológica nos permite dinamizar a
forma como aprendemos e interagimos com a informação. O ensino de
ciências possui grande importância no contexto escolar, porém, na maioria das
vezes, ele é realizado de forma tradicional e desconectado da realidade e dos
conhecimentos prévios dos alunos. Isso pode ser observado em alguns temas
como a Radioatividade, onde sua ministração ocorre através de uma
abordagem expositiva dos conceitos teóricos envolvidos, não levando em conta
a influência da temática no cotidiano dos alunos. Diante da importância das
tecnologias na sociedade e da necessidade de uma temática contextualizada
ao educando, o professor do século XXI, na postura de curador e mediador do
processo de ensino-aprendizagem de seu aluno, consegue desenvolver uma
aprendizagem significativa ao associar a educação com a tecnologia. Isso se
dá porque a tecnologia digital está intrínseca a sociedade atual, de forma que
não há como desassociar as pessoas, consequentemente os alunos, de seus
aparatos tecnológicos e da forma como se interage com a informação a partir
deles. Contudo, há uma grande necessidade de se desenvolver mecanismos
para que essa associação seja possível. Nesse sentido, a produção e utilização
de aplicativos de smartphone se apresentam como uma possível ferramenta
para auxiliar o processo ensino-aprendizagem visando uma aprendizagem
significativa, pois quando um assunto é trabalhado levando em conta o
conhecimento prévio do aluno e sua realidade, de maneira que ele consiga
relacionar as informações já adquiridas e as novas, sua aprendizagem ganha
significado. Desta forma, foi produzido um aplicativo de smartphone a partir da
plataforma digital Fábrica de Aplicativos, que permite criá-los de forma gratuita
a partir de uma interface simples, contudo, bem estruturada. Para compor o
aplicativo foram produzidas vídeo-aulas, as quais foram adicionadas à
plataforma YouTube, foram criados textos envolvendo a temática abordada no
programa Sway, o qual permite apresentá-los de forma interativa relacionando
textos e mídias, e um podcast gravado em formato de entrevista. O público alvo
desse trabalho são alunos que tenham concluído ou não o Ensino Médio.