Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFraga, Vinicius Munhoz
dc.contributor.advisor
dc.date.accessioned2024-04-16T19:09:15Z
dc.date.available2024-04-16T19:09:15Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationCASSINI, Graziele de Carvalho. Aprendizagem signifiativa a partir de uma plataforma digital: uma proposta de aplicativo de smartphone para o estudo da radioatividade. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/764
dc.description.abstractO conhecimento científico está diretamente associado ao desenvolvimento da sociedade, visto que, a constante evolução tecnológica nos permite dinamizar a forma como aprendemos e interagimos com a informação. O ensino de ciências possui grande importância no contexto escolar, porém, na maioria das vezes, ele é realizado de forma tradicional e desconectado da realidade e dos conhecimentos prévios dos alunos. Isso pode ser observado em alguns temas como a Radioatividade, onde sua ministração ocorre através de uma abordagem expositiva dos conceitos teóricos envolvidos, não levando em conta a influência da temática no cotidiano dos alunos. Diante da importância das tecnologias na sociedade e da necessidade de uma temática contextualizada ao educando, o professor do século XXI, na postura de curador e mediador do processo de ensino-aprendizagem de seu aluno, consegue desenvolver uma aprendizagem significativa ao associar a educação com a tecnologia. Isso se dá porque a tecnologia digital está intrínseca a sociedade atual, de forma que não há como desassociar as pessoas, consequentemente os alunos, de seus aparatos tecnológicos e da forma como se interage com a informação a partir deles. Contudo, há uma grande necessidade de se desenvolver mecanismos para que essa associação seja possível. Nesse sentido, a produção e utilização de aplicativos de smartphone se apresentam como uma possível ferramenta para auxiliar o processo ensino-aprendizagem visando uma aprendizagem significativa, pois quando um assunto é trabalhado levando em conta o conhecimento prévio do aluno e sua realidade, de maneira que ele consiga relacionar as informações já adquiridas e as novas, sua aprendizagem ganha significado. Desta forma, foi produzido um aplicativo de smartphone a partir da plataforma digital Fábrica de Aplicativos, que permite criá-los de forma gratuita a partir de uma interface simples, contudo, bem estruturada. Para compor o aplicativo foram produzidas vídeo-aulas, as quais foram adicionadas à plataforma YouTube, foram criados textos envolvendo a temática abordada no programa Sway, o qual permite apresentá-los de forma interativa relacionando textos e mídias, e um podcast gravado em formato de entrevista. O público alvo desse trabalho são alunos que tenham concluído ou não o Ensino Médio.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIASpt_BR
dc.subjectRadioatividade. Aprendizagem significativa. Tecnologia digital. Ensino de ciências.pt_BR
dc.titleAprendizagem signifiativa a partir de uma plataforma digital: uma proposta de aplicativo de smartphone para o estudo da radioatividade.pt_BR
dc.contributor.authorCassini, Graziele de Carvalho
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples