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dc.contributor.advisorEstevão, Ana Paula Sodré da Silva
dc.date.accessioned2024-04-16T18:16:23Z
dc.date.available2024-04-16T18:16:23Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationSOUZA, Carolina Oliveira de. Do átomo filosófico ao científico: um recurso didático adaptado para alunos com deficiência visual. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/762
dc.description.abstractA invisibilidade das pessoas com deficiência é notória desde os tempos antigos. Muitas culturas compreendiam a deficiência como uma "aberração" resultado de um castigo divino. Apesar de atualmente existirem diversas leis, decretos e políticas que reiteram os direitos desses indivíduos e a importância de integrá­los em todas as esferas sociais, a realidade é outra. No que tange ao sistema educacional público brasileiro, o cumprimento das políticas públicas não ocorre de forma adequada para as pessoas com necessidades educacionais específicas, pois faltam professores com capacitação adequada, materiais didáticos adaptados e outros recursos. Com o intuito de contribuir para a produção de materiais didáticos especializados de Química para alunos com deficiência visual, este trabalho retrata o desenvolvimento de dois cadernos pedagógicos sobre “Evolução de Modelos Atômicos” em uma parceria entre o Instituto Federal do Rio de Janeiro e o Instituto Benjamin Constant. A produção do caderno foi dividida em nove etapas: escolha do tema, escrita, correção, adaptação, transcrição, revisão, texturização, impressão e avaliação. Durante essas etapas profissionais da Divisão de Desenvolvimento e Produção de Material Especializado participaram ativamente, tendo destaque a atuação de profissionais cegos na revisão e avaliação do material. Os cadernos foram impressos em alto relevo com película de Policloreto de Vinila transparente nas páginas que possuíam imagens, o texto foi transcrito em braille e fonte ampliada em tinta (APHont 24). Além disso, é possível obter informações adicionais sobre a bibliografia dos cientistas e curiosidades escaneando um QR codepelo celular que direciona a áudios previamente gravados. O trabalho traz à tona as baixas produções relacionadas ao Ensino de Química no campo da Educação Especial. O material foi aprovado por revisores cegos e seguirá posteriormente a avaliação de alunos cegos e com baixa visão da Educação Básica do Benjamin Constant, e caso seja também deferido por este público, irá compor a listagem de distribuição nacional de material didático adaptado do instituto favorecendo o seu acesso a alunos com deficiência visual de instituições públicas de ensino do Brasil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIASpt_BR
dc.subjectResearch Subject Categories::NATURAL SCIENCESpt_BR
dc.subjectModelos atômicos. Materiais didáticos especializados. Educação especial. Ensino de química.pt_BR
dc.titleDo átomo filosófico ao científico: um recurso didático adaptado para alunos com deficiência visualpt_BR
dc.contributor.authorSouza, Carolina Oliveira de
dc.typeTCCpt_BR


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