Do átomo filosófico ao científico: um recurso didático adaptado para alunos com deficiência visual
Resumo
A invisibilidade das pessoas com deficiência é notória desde os tempos antigos.
Muitas culturas compreendiam a deficiência como uma "aberração" resultado de um
castigo divino. Apesar de atualmente existirem diversas leis, decretos e políticas que
reiteram os direitos desses indivíduos e a importância de integrálos em todas as
esferas sociais, a realidade é outra. No que tange ao sistema educacional público
brasileiro, o cumprimento das políticas públicas não ocorre de forma adequada para
as pessoas com necessidades educacionais específicas, pois faltam professores com
capacitação adequada, materiais didáticos adaptados e outros recursos. Com o intuito
de contribuir para a produção de materiais didáticos especializados de Química para
alunos com deficiência visual, este trabalho retrata o desenvolvimento de dois
cadernos pedagógicos sobre “Evolução de Modelos Atômicos” em uma parceria entre
o Instituto Federal do Rio de Janeiro e o Instituto Benjamin Constant. A produção do
caderno foi dividida em nove etapas: escolha do tema, escrita, correção, adaptação,
transcrição, revisão, texturização, impressão e avaliação. Durante essas etapas
profissionais da Divisão de Desenvolvimento e Produção de Material Especializado
participaram ativamente, tendo destaque a atuação de profissionais cegos na revisão
e avaliação do material. Os cadernos foram impressos em alto relevo com película de
Policloreto de Vinila transparente nas páginas que possuíam imagens, o texto foi
transcrito em braille e fonte ampliada em tinta (APHont 24). Além disso, é possível
obter informações adicionais sobre a bibliografia dos cientistas e curiosidades
escaneando um QR codepelo celular que direciona a áudios previamente gravados.
O trabalho traz à tona as baixas produções relacionadas ao Ensino de Química no
campo da Educação Especial. O material foi aprovado por revisores cegos e seguirá
posteriormente a avaliação de alunos cegos e com baixa visão da Educação Básica
do Benjamin Constant, e caso seja também deferido por este público, irá compor a
listagem de distribuição nacional de material didático adaptado do instituto
favorecendo o seu acesso a alunos com deficiência visual de instituições públicas de
ensino do Brasil.