Search
Now showing items 1-10 of 24
Aulas de geografia como espaço para educação ambiental crítica: reflexão sobre uma proposta educativa através da metodologia do Arco de Maguerez
(2024)
Esta pesquisa aborda o planejamento de aulas de Geografia para alcançar o
pensamento geográfico no Ensino Médio, através de uma composição didática que
criou espaço para os saberes e a filosofia da Educação Ambiental ...
Odores e aromas: uma abordagem investigativa e interdisciplinar no ensino de ciências
(IFRJ Campus Nilópolis, 2024)
A implantação da Base Nacional Comum Curricular trouxe desafios para os docentes,
no sentido de organizar novos itinerários formativos e definir formas de abordar os
conteúdos selecionados, tornando necessária a reflexão ...
Sequência didática geo-crítica-ambiental: caminho pedagógico para obter pensamento geográfico e crítica ambiental
(IFRJ Campus Nilópolis, 2024)
Produto educacional da dissertação: COSTA, Iomar Maria Salina da. Aulas de geografia como espaço para educação ambiental crítica: reflexão sobre uma proposta educativa através da metodologia do Arco de Maguerez. Orientação: ...
A ciência dos cheiros: uma sequência investigativa envolvendo órgãos dos sentidos
(IFRJ Campus Nilópolis, 2024)
Produto educacional da dissertação: FARIA, Flávia Fernanda Ferreira. Odores e aromas: uma abordagem investigativa e interdisciplinar no ensino de ciências Orientação: Sheila Pressentin Cardoso. 2024. 100 f. Dissertação ...
O uso da Webquest associada à ludicidade com ênfase nos sistemas humanos para discentes do 8º ano do ensino fundamental
(IFRJ Campus Nilópolis, 2024)
Com o intuito de promover ações que engajem a comunidade escolar, esta tese
propõe o uso de metodologias diferenciadas para despertar o interesse e incentivar o
envolvimento dos alunos no contexto educacional. O estudo, ...
Atividades lúdicas: sistemas humanos em ação
(IFRJ Campus Nilópolis, 2024)
Produto educacional da tese: CUNHA, Elisangela de Souza. O uso da Webquest associada à ludicidade com ênfase nos sistemas humanos para discentes do 8º ano do ensino fundamental. Orientação: Valéria da Silva Vieira. 2024. ...
Desastres socioambientais de ampla magnitude no sudeste brasileiro (2011-2021)
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
O objetivo desse trabalho foi analisar e problematizar os desastres socioambientais de ampla magnitude ocorridos nos últimos onze anos (2011-2021), na Região Sudeste do Brasil, para construir conhecimento e formular um ...
Desastres socioambientais de ampla magnitude : implicações para o curso de TST : sudeste brasileiro : 2011 a 2021
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
Este material instrucional pedagógico foi gerado a partir da tese de doutorado em Ensino de Ciências intitulada “Desastres socioambientais de ampla magnitude no sudeste brasileiro (2011-2021)", defendida em 22 de maio de ...
Implantação de um centro de ciências no município de Belford Roxo para a promoção da educação científica na comunidade escolar
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
Os museus de ciências, enquanto espaços de divulgação científica, têm como premissa a socialização do conhecimento científico para todos de forma democrática e inclusiva. Nesse sentido, o presente estudo buscou responder ...
Gamificação : estratégias para o ensino de ciências
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
Produto educacional da tese: Estratégias de gamificação ara promoção da motivação e do engajamento no ensino de ciências, 2023. 161 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Programa de Pós-graduação Stricto Sensu. ...