Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 37
Desastres socioambientais de ampla magnitude no sudeste brasileiro (2011-2021)
(IFRJ Campus Nilópolis, 2023)
O objetivo desse trabalho foi analisar e problematizar os desastres socioambientais de ampla magnitude ocorridos nos últimos onze anos (2011-2021), na Região Sudeste do Brasil, para construir conhecimento e formular um ...
Implantação de um centro de ciências no município de Belford Roxo para a promoção da educação científica na comunidade escolar
(IFRJ Campus Nilópolis, 2023)
Os museus de ciências, enquanto espaços de divulgação científica, têm como premissa a socialização do conhecimento científico para todos de forma democrática e inclusiva. Nesse sentido, o presente estudo buscou responder ...
Espectro eletromagnético: um material didático para o ensino das radiações ionizantes e não ionizantes para prática inclusiva de alunos com deficiência visual
(IFRJ Campus Nilópolis, 2023)
Diante dos desafios em ensinar física para alunos com deficiência visual no contexto
escolar, esta pesquisa tem como objetivo a construção de uma sequência didática e
seus artefatos para o ensino das radiações ionizantes ...
O ensino dos manguezais: temática ambiental a partir de uma perspectiva crítica
(IFRJ Campus Nilópolis, 2023)
A dissertação de mestrado teve como escopo investigar sobre as abordagens dos
manguezais no ensino médio de forma que seja considerada a dimensão humana
neste ambiente e no processo ensino-aprendizagem. Para atingir esse ...
Explorando o Universo do Invisível: espectro eletromagnético acessível: material pedagógico instrucional
(IFRJ Campus Nilópolis, 2023)
Este material instrucional pedagógico foi gerado a partir da dissertação de Mestrado
Profissional em Ensino de Ciências intitulada “ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO: um
material didático para o ensino das radiações ionizantes e ...
O uso de modelos didáticos do sistema circulatório humano por meio de uma sequência de ensino por investigação : uma proposta para o ensino de biologia em uma turma do 3º ano do ensino médio
(IFRJ Campus Nilópolis, 2023)
Esta pesquisa busca apresentar uma contribuição para o ensino de ciências e
biologia, utilizando-se da aprendizagem investigativa e da construção de modelos
didáticos para o ensino do sistema circulatório humano na ...
Os manguezais e a Baixada Fluminense : uma sequência didática sobre as questões ambientais locais
(IFRJ Campus Nilópolis, 2023)
Produto educacional da dissertação : O ensino dos manguezais: temática ambiental a partir de uma perspectiva crítica, 2023. 78f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Programa de Pós-graduação Stricto ...
Glossário pedagógico-científico de significados relacionados à avaliação da aprendizagem
(IFRJ Campus Nilópolis, 2023)
Produto educacional da tese: Ensino de ciências e prática pedagógica: a avaliação da aprendizagem no IFRJ, 2023. 172 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Programa de Pós-graduação Stricto Sensu. Instituto Federal ...
Exposição interativa “NeuroSensações” e o Ensino de Ciências: uma aproximação interdisciplinar entre o Museu de Ciências Espaço Ciência InterAtiva e professores do ensino fundamental
(IFRJ Campus Nilópolis, 2023)
Os museus de ciências com suas atividades e exposições, são espaços de educação não
formal que passam por transformações segundo as demandas sociais de cada época.
Desta forma, na presente pesquisa, iniciou-se uma discussão ...
O uso de metodologias ativas para aulas remotas de física, aplicada para Lei de Ohm, com uso de simuladores em um curso técnico profissionalizante
(IFRJ Campus Nilópolis, 2023)
Este trabalho é fruto de uma série de observações em períodos de sala de
aula, com base em diversas solicitações de alunos em aprendizagens práticas
para formação profissional. Nota-se que o uso da física aplicada, ...