Browsing Teses e Dissertações by Author "Anjos, Maylta Brandão dos"
Now showing items 1-9 of 9
-
Cientistas do amanhã : o clube de ciências da FAETEC motivando jovens mulheres para a ciência
Simões, Roberta; Silva, Fernanda de Souza; Anjos, Maylta Brandão dos; Roças, Giselle (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2024)Produto educacional da tese: SIMÕES, Roberta. Pode menina aqui?: a comunicação científica por meio de clubes de ciências para o despertar feminino para as ciências. Orientador: Giselle Rôças de Souza Fonseca. 2024. 116 f. ... -
Ciências no mundo de Berta: guia de abordagem pedagógica para professores da primeira etapa da educação básica
Lima, Valéria da Silva (IFRJ - Campus Nilópolis, 2022)Produto educacional da tese: Possibilidades de ações a partir do livro "NO mundo de Berta": diálogos com a lei 11.645/08 e as ciências na educação infantil. Orientação: Giselle Rôças; Coorientação: Maylta Brandão dos ... -
"Estamira" e educação ambiental crítica: inspirações na formação de professores.
Teixeira, André Luiz de Oliveira (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2021)Este trabalho tem como objetivo, analisar e elaborar uma proposta de inserção do documentário "Estamira" no ambiente escolar, a partir das atividades trabalhadas. O documentário permite várias abordagens pedagógicas, e ... -
"Estamira" e educação ambiental crítica: inspirações na formação de professores.
Teixeira, André Luiz de Oliveira (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2021)Produto educacional da dissertação: TEIXEIRA, André Luiz de Oliveira. "Estamira" e educação ambiental crítica: inspirações na formação de professores. Orientação: Maylta Brandão dos Anjos ; 2021. 102p. Dissertação (Mestrado ... -
A formação de professores e a inclusão de alunos com alta habilidades ou superdotação na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica.
Silva, Tertuliano Soares e (IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)O estudo proposto tem como tema a inclusão de alunos com altas habilidades ou superdotação (AH ou SD) no Ensino Médio Integrado (EMI), sob a ótica da formação de professores na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). ... -
Museus, centros de ciências e formação inicial de professores: contribuições da prática de mediação realizada no Museu Ciência e Vida
Oliveira, Amanda Fernandes (IFRJ Campus Nilópolis, 2021)A presente pesquisa visa investigar as contribuições da prática de mediação no Museu Ciência e Vida – MCV – para a prática docente dos futuros professores. Consideramos que os mediadores, que em sua parte são alunos de ... -
O não dito na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): sobre educação de jovens e adultos na educação profissional e tecnológica.
Santos, Cristiane Azeredo de Oliveira (IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)Esta pesquisa teve como finalidade analisar o não dito que silencia outras narrativas na Base Nacional Comum Curricular– BNCC, sobretudo, as diretrizes relacionadas a Educação de Jovens e Adultos – EJA. O interesse para ... -
Possibilidades de ações a partir do livro "No mundo de berta": Diálogos com a lei 11.645/08 e as ciências na educação infantil
Lima, Valéria da Silva (IFRJ - Campus Nilópolis, 2022)A proposta da contação/mediação de histórias atrelada aos temas das ciências na educação infantil e nas exigências da Lei 11.645/08 é o caminho que guia esta tese. As histórias literárias permeiam o universo docente, auxiliam ... -
Reflexões na formação de professores: as possibilidades dos museus e centros de ciências
Oliveira, Amanda Fernandes (IFRJ Campus Nilópolis, 2021)Produto educacional da dissertação: Museus, centros de ciências e formação inicial de professores: contribuições da prática de mediação realizada no Museu Ciência e Vida. Orientação: Maylta Brandão dos Anjos. 2021. 116 f. ...
