O não dito na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): sobre educação de jovens e adultos na educação profissional e tecnológica.
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Data
2023Autor
Santos, Cristiane Azeredo de Oliveira
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Esta pesquisa teve como finalidade analisar o não dito que silencia outras narrativas
na Base Nacional Comum Curricular– BNCC, sobretudo, as diretrizes relacionadas a
Educação de Jovens e Adultos – EJA. O interesse para o desenvolvimento da
pesquisa se iniciou com a participação da pesquisadora em trabalho de classe sobre
currículo na disciplina de práticas educativas em Educação Profissional e Tecnológica
do mestrado do ProfEPT. O fato da EJA não estar contemplada nas diretrizes e
normativas para a educação básica dentro da BNCC, instigou a colocar em pauta esse
tema. A base teórica da pesquisa foi fundamentada com o aporte de autores que
refletem e dialogam com a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a parte
prática está ligada a elaboração do produto educacional. Buscou-se compreender a
perspectiva do PROEJA e como a educação integrada e omnilateral proporciona uma
formação humana a partir de elementos indissociáveis, que potencializam a
emancipação e a autonomia, tendo em vista o trabalho como princípio educativo. As
reflexões trazidas na dissertação problematizam a EJA no contexto do currículo e do
ensino e aprendizagem, já que há a necessidade de adequar os processos educativos
à condição dos sujeitos. Os saberes e as competências escolares devem ser
vinculados ao processo de emancipação humana e ao desenvolvimento de práticas
sociais, políticas e culturais. A pesquisa é de abordagem qualitativa e interpretativa,
sua natureza é aplicada com objetivo exploratório e procedimento de pesquisa
documental. Como resultado da pesquisa, foi apontado a necessidade de considerar
a EJA num plano mais unificado, reconhecido e concretizado na educação básica para
o atendimento de todos que foram impossibilitados de realizar seus estudos. Nesse
viés foi construido como produto educacional um guia instrucional que sensibiliza e
apresenta para os discentes as opções de continuação dos estudos após o ciclo do
ensino médio profissionalizante, proporcionando aos alunos o conhecimento dos
caminhos que podem ser percorridos por eles após essa etapa educacional.