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O não dito na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): sobre educação de jovens e adultos na educação profissional e tecnológica.

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Dissertação de Cristiane Azeredo de Oliveira Santos (618.6Kb)
Data
2023
Autor
Santos, Cristiane Azeredo de Oliveira
Metadata
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Resumo
Esta pesquisa teve como finalidade analisar o não dito que silencia outras narrativas na Base Nacional Comum Curricular– BNCC, sobretudo, as diretrizes relacionadas a Educação de Jovens e Adultos – EJA. O interesse para o desenvolvimento da pesquisa se iniciou com a participação da pesquisadora em trabalho de classe sobre currículo na disciplina de práticas educativas em Educação Profissional e Tecnológica do mestrado do ProfEPT. O fato da EJA não estar contemplada nas diretrizes e normativas para a educação básica dentro da BNCC, instigou a colocar em pauta esse tema. A base teórica da pesquisa foi fundamentada com o aporte de autores que refletem e dialogam com a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a parte prática está ligada a elaboração do produto educacional. Buscou-se compreender a perspectiva do PROEJA e como a educação integrada e omnilateral proporciona uma formação humana a partir de elementos indissociáveis, que potencializam a emancipação e a autonomia, tendo em vista o trabalho como princípio educativo. As reflexões trazidas na dissertação problematizam a EJA no contexto do currículo e do ensino e aprendizagem, já que há a necessidade de adequar os processos educativos à condição dos sujeitos. Os saberes e as competências escolares devem ser vinculados ao processo de emancipação humana e ao desenvolvimento de práticas sociais, políticas e culturais. A pesquisa é de abordagem qualitativa e interpretativa, sua natureza é aplicada com objetivo exploratório e procedimento de pesquisa documental. Como resultado da pesquisa, foi apontado a necessidade de considerar a EJA num plano mais unificado, reconhecido e concretizado na educação básica para o atendimento de todos que foram impossibilitados de realizar seus estudos. Nesse viés foi construido como produto educacional um guia instrucional que sensibiliza e apresenta para os discentes as opções de continuação dos estudos após o ciclo do ensino médio profissionalizante, proporcionando aos alunos o conhecimento dos caminhos que podem ser percorridos por eles após essa etapa educacional.
URI
https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/1164
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica

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