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Terapia Ocupacional no tratamento de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

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Neuza Luiz do Prado (648.5Kb)
Data
2019
Autor
Prado, Neuza Luiz do
Metadata
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Resumo
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), segundo o Manual Diagnóstico e estatístico de transtornos Mentais (DSM-5), é um transtorno do neurodesenvolvimento, frequentemente observado na infância com alterações significativas no comportamento. Os fatores neurobiológicos comprometem algumas funções, uma delas é a aprendizagem. Os critérios para o diagnóstico do TDAH são descritos no DSM-5, tendo como base uma lista de 18 sintomas, sendo que os mais importantes são: desatenção, hiperatividade/impulsividade. Um fator que pode causar confusão no diagnóstico de TDAH é a presença de comorbidades, como o Transtorno Desafiador Opositor (TDO), considerado um dos mais frequentes. No mundo há uma prevalência de 5,3% de crianças diagnosticadas com TDAH, sendo considerada alta. No Brasil estima-se que de 3 a 6% de crianças e adolescentes e de 4,7 de adultos têm TDAH. Na avaliação do Terapeuta Ocupacional (TO) embasada na análise do desempenho ocupacional, é possível identificar comprometimento causado pelo TDAH no cotidiano da criança. O tratamento terapêutico ocupacional será feito privilegiando experiências de acordo com o contexto da criança com TDAH. Entendemos que o processo educativo pode ser considerado como uma ocupação infantil, e que podemos considerar os terapeutas ocupacionais como profissionais aptos a atuar como colaboradores no processo de inclusão escolar. O objetivo desta pesquisa é identificar as possíveis estratégias que o terapeuta ocupacional pode utilizar para melhorar o desempenho escolar de crianças com TDAH. O presente estudo foi elaborado a partir de uma revisão bibliográfica da literatura em português com pesquisa em quatro fontes de busca: BVS, SCIELO, Cadernos de Terapia Ocupacional da Universidade de São Carlos e Revista de Terapia Ocupacional da Faculdade de São Paulo. O resultado apresentou seis artigos de Terapeutas Ocupacionais, com possíveis estratégias que possam melhorar o desempenho escolar de crianças com TDAH. Nas discussões obtemos resultados que demonstraram mudanças positivas e confiáveis com relação as estratégias utilizadas: Contação de Histórias; capacitação de professores; consultoria colaborativa com ações dos terapeutas ocupacionais; provas de desempenho da escrita e da leitura; a utilização do brincar.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1312
Collections
  • Ciências da Saúde

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