Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
Colecciones en esta comunidad
Envíos recientes
-
Impacto do Rioeduca na TV no ensino de Ciências na rede municipal do Rio de Janeiro
(Instituto Federal do Rio de Janeiro, 2023)O Ensino de Ciências pode ser definido como um campo de pesquisa diferenciado por abordagens que se modificam de acordo com o contexto histórico, econômico e social em que está inserido. Neste contexto, o distanciamento ... -
Uso do “Jogo Quem Sou Eu?” como facilitador da aprendizagem – uma experiência com uma turma de Ensino Técnico Profissionalizante
(Instituto Federal do Rio de Janeiro, 2022)O uso de jogos sempre esteve presente no universo infanto-juvenil, e, também, entre o público adulto, pois eles fazem parte da cultura da humanidade. O jogo possui quatro características: a liberdade, a evasão da realidade, ... -
Modelo didático de uma flor, abordagem pedagógica – uma experiência em turmas do Ensino Médio.
(Instituto Federal do Rio de Janeiro, 2022)No processo de ensino aprendizagem muitos professores enfrentam o desafio de abordar teorias e ensiná-las. Com isso, percebe-se um esforço por parte dos futuros professores para melhorar cada dia mais sua técnica ou forma ... -
O uso do ChatGPT para simular as respostas de alunos de ensino médio a um questionário sobre Mídias Sociais no Ensino de Ciências.
(Instituto Federal do Rio de Janeiro, 2023)As tecnologias da informação e comunicação (TICs) tem como objetivo englobartodos os recursos tecnológicos que possam contribuir na transmissão de informações,facilitando a comunicação entre os indivíduos na sociedade. ... -
Elaboração de Tik Tok sobre a temática hormônios: alunos do ensino fundamental no caminho da aprendizagem significativa.
(Instituto Federal do Rio de Janeiro, 2022)A escola é um importante campo de socialização do adolescente e pode ser responsável por abrir discussões sobre assuntos que permeiam a puberdade de forma mais crítica e ampla, com temas que promovam aceitação e autoconhecimento. ... -
Levantamento de medidas de redução de uso de água por indústrias hidrointensivas localizadas na Região Hidrográfica II (RHII - Guandu) do Estado do Rio de Janeiro, a partir da crise hídrica de 2014-2015
(IFRJ Campus Nilópolis, 2022)A crise hídrica tem se revelado nas últimas décadas como um grave problema que já atinge diversos países em praticamente todos os continentes, tornando-se um fenômeno com impactos imensuráveis e de proporções globais, ... -
Aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) em instituições educacionais e sua relação com a Educação Ambiental (EA): um diagnóstico norteador para o IFRJ Campus Niterói
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2024)A produção de resíduos sempre acompanhou o desenvolvimento da humanidade. No Brasil milhares de toneladas de resíduos sólidos são geradas diariamente. Lixões ainda não foram totalmente extintos e a coleta seletiva ainda é ... -
Análise do impacto da implementação do Lean Six Sigma na indústria farmacêutica: um estudo de revisão sistemática
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2024)O Lean Six Sigma (LSS) emergiu como uma abordagem eficaz para otimizar processos e reduzir desperdícios no início dos anos 2000. A combinação das filosofias Lean e Six Sigma foi formalizada e promovida por consultorias e ... -
Mapeamento e identificação dos determinantes dos agrupamentos dos serviços médicos particulares através do site/app Doctoralia
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2024)O acesso à saúde é um aspecto fundamental para a garantia da qualidade de vida da população. Niterói, cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro, destaca-se por ser uma das cidades com maior IDH do país e proporção ... -
Implementação da Agenda Ambiental da Administração Pública em articulação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável : estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Niterói
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2024)A pesquisa em foco busca contribuir com a adequação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) – Campus Niterói a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), em alinhamento com os ... -
O Plano de Gestão de Logística Sustentável nas Instituições Públicas de Ensino Superior no Estado do Rio de Janeiro
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2024)O atual sistema de gestão mundial tem promovido uma crescente demanda por recursos naturais e, por consequência, seu esgotamento, dentre outros impactos ambientais negativos. Nessa conjuntura, as organizações buscam elaborar ... -
As novas tecnologias e a formação dos professores: uma análise dos cursos de Pedagogia de Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2024)Com a crescente relevância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) e demais tecnologias, além da integração delas no ambiente educacional, torna-se ... -
A produção acadêmica em Ciência da Informação sobre as tecnologias digitais: uma análise bibliométrica entre os anos de 2018 e 2023
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2024)A partir de meados do século XX, pesquisadores indicam ter havido um expressivo aumento da produção documental, uma “explosão da informação”. Com a evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nosso cotidiano ... -
Do presencial ao virtual : experiências e percepções de educadores na transição para o Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia de COVID-19
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2024)Durante a pandemia de COVID-19, a transição do ensino presencial para o virtual representou um desafio significativo para os educadores. Este estudo investigou as narrativas de professores que enfrentaram essa transição ... -
Impacto do saneamento básico na saúde e educação da população das diferentes regiões brasileiras
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)As diferenças existentes entre as regiões brasileiras, entre outras características, também abrangem os aspectos do saneamento básico. O panorama sanitário pode interferir diretamente sobre as condições de saúde da população ... -
Fertilidade do solo da área de estudo denominada “área verde” situada no Instituto Federal do Rio de Janeiro campus Niterói e sugestões de aplicabilidades socioambientais
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)O objetivo geral deste trabalho consiste na discussão de alternativas para recuperação do solo da área verde a fim de destinar aplicabilidades socioambientais na área de estudo, com o auxílio de análise quantitativa de ... -
Unidades de conservação como área de educação ambiental não formal : uma revisão narrativa
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)As unidades de conservação (UCs) são áreas protegidas criadas com o objetivo de preservar a biodiversidade, recursos naturais e culturais, além de promover o desenvolvimento sustentável. Essas áreas podem ser de diferentes ... -
Implantação de um viveiro didático nas escolas: Como explorá-lo?
(IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)A inserção da Educação Ambiental (EA) nas escolas de educação básica brasileiras é uma estratégia para amenizar a crise ambiental e tem como função incentivar a consciência ecológica na formação do indivíduo. Nesse sentido, ... -
O uso do Whatsapp: um recurso para o ensino na alfabetização de alunos dos primeiros anos do fundamental
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2022)O ensino da alfabetização é uma das fases mais importantes do desenvolvimento infantil, pois o torna mais significativo diante dos processos de aprendizagem que o sucedem ao longo da formação humana. Com o surgimento da ... -
A plataforma Discord como ambiente virtual de aprendizagem: uma proposta de formação continuada
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2022)Em tempos onde o ensino remoto se tornou a realidade, metodologias envolvendo as tecnologias digitais ficam em evidência. Há uma variedade de aplicativos e softwares disponíveis nos dias atuais, mas a busca pela plataforma ...