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Linguagem e interdisciplinaridade em provas de vestibular: uma análise de itens avaliativos de múltipla escolha

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Mayara Duarte Dias - TCC (1.068Mb)
Data
2021
Autor
Dias, Mayara Duarte
Metadata
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Resumo
Com este trabalho, busco entender a construção da interdisciplinaridade por meio da análise comparativa dos itens avaliativos de múltipla escolha de dois instrumentos de avaliação, a saber: o Exame de Qualificação da UERJ e a Prova de Conhecimentos Gerais da UNESP, ambos para o ingresso em 2020. Este estudo se insere no âmbito da Linguística Aplicada, com base na Linguística das Linguagens Especializadas e na Educação. Por essa razão, o trabalho compreende três eixos teóricos: a linguagem (BAKHTIN, 1997; KOCH E ELIAS, 2008; LIMA, 2018; 2019); a interdisciplinaridade (FAZENDA, 2008; YARED, 2008; FAZENDA et al., 2010; BRASIL, 2013; MEDEIROS, 2019); e, a avaliação (HOFFMAN, 1994; LUCKESI 1998; 1999; SILVA 2003; ESTEBAN, 2009; BARROS, 2014; BAUER et al., 2015). A partir desse estudo, reflito sobre como a interdisciplinaridade em exames de acesso às Instituições de Ensino Superior (IES) pode interferir na realidade do ensino/aprendizagem tanto de docentes, quanto de discentes do Ensino Básico. Com as análises, percebi que os itens apresentam configurações variadas de interdisciplinaridade. Contudo, verifiquei, com base nas propostas afirmadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (BRASIL, 2013), que os projetos disponíveis para a implementação da interdisciplinaridade, por si só, em sala de aula não dão conta da complexidade das formatações elaboradas nos vestibulares analisados. Logo, para uma prática mais efetiva, é preciso pensar alternativas didáticas para que essa lacuna seja preenchida.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1635
Collections
  • Linguística, Letras e Artes

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