Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
Navegar por
Coleções nesta comunidade
Submissões recentes
-
Geoprocessamento aplicado na educação ambiental: uma proposta para o município de Cabo Frio - RJ.
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2023)A utilização de ferramentas relacionadas ao geoprocessamento auxilia na interpretação e no reconhecimento geográfico, de maneira que tais informações desenvolvem pensamento crítico consciente e participativo dentro da ... -
Gamificação híbrida em matemática: a dualidade entre as abordagens digital e analógica no ensino
(IFRJ-CAC, 2023)Este artigo busca investigar como a implementação da gamificação como metodologia de ensino afeta a motivação dos alunos e os resultados educacionais, considerando as limitações na infraestrutura das escolas brasileiras ... -
Letramento versus literacia: forças em disputa pelo projeto de alfabetização no Brasil
(INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - CAMPUS SÃO JOÃO DE MERITI, 2021)A ação de ler e escrever são indispensáveis para o ato da cidadania em sociedades letradas. Desse modo, a política de alfabetização de um país é de suma importância para a contribuição do domínio do código letrado. O ... -
"Era uma vez... Ei! Cadê eu" - Percepções de Letramento Racial Crítico em livros de literatura infantil ofertadas pelo PNLD
(INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - CAMPUS SÃO JOÃO DE MERITI, 2021)A atual pesquisa teve como objetivo analisar livros paradidáticos infantis para investigar de que maneira a literatura infantil, ofertada pelo Programa Nacional do Livro Didático, pode contribuir para a construção de ... -
O uso do Scratch como ferramenta na pré- escola após o período pandêmico
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2023)Em 11 de março de 2020 , a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a Covid-19 como uma pandemia, originada por um vírus altamente contagioso, sobre o qual existiam informações limitadas. Isso resultou na necessidade ... -
Análise do Ensino Remoto Emergencial na rede municipal de Araruama (RJ) sob a ótica de professores de Educação Física escolar
(IFRJ, Campus Duque de CaxiaS, 2022)O ano de 2020 ficou marcado pelo início da pandemia de COVID-19. A principal estratégia adotada para mitigar seus efeitos foi o distanciamento social, medida que impossibilitou a execução do ensino presencial nas escolas. ... -
A formação para tecnologias digitais em cursos de licenciaturas em Pedagogia do IFG - Campus Goiânia Oeste
(INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - CAMPUS SÃO JOÃO DE MERITI, 2023)O intuito deste trabalho é investigar de que forma a disciplina ou abordagem da informática aplicada é integrada ao Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de Licenciatura Plena em Pedagogia de uma instituição de Ensino ... -
Monitoramento de bitucas de cigarros em praias de Arraial do Cabo, Rio de Janeiro, Brasil
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2023)Com o intuito de somar ferramentas para auxiliar a gestão e o gerenciamento dos resíduos sólidos, buscou-se ressaltar a importância socioambiental do monitoramento contínuo das bitucas de cigarro nas praias e evidenciar ... -
Super Trunfo Manguezal: o uso de jogos como ferramenta pedagógica no ensino de ciências
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2022)Ao reconhecermos as dificuldades apresentadas no cenário educacional, vê-se com bons olhos a busca de novas propostas metodológicas. Dessa maneira, o presente trabalho teve como objetivo principal a produção de um jogo ... -
Distribuição temporal da concentração de microplásticos na região marítima do Brasil.
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2023)Esta pesquisa investiga a presença, a concentração de microplásticos e sua variabilidade temporal na região costeira do Brasil. O trabalho foi dividido em dois segmentos, o primeiro é o levantamento do contexto histórico ... -
Avaliação dos remanescentes de restinga no município de Rio das Ostras: uma análise para proposição de estratégias de conservação.
(IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2023)A restinga, ecossistema pertencente ao bioma Mata Atlântica, localizada ao longo da costa brasileira, vem sendo afetada pelo processo de fragmentação, que se caracteriza pela redução de habitats e consequentemente ... -
Rodas de conversa online: uma alternativa para trabalhar competências socioemocionais com estudantes de Ensino Médio
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Niterói, 2023)Este artigo visa apresentar, através de um relato de experiência, a proposta e o desenvolvimento de Rodas de Conversa online enquanto metodologia para trabalhar com o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais ... -
Grupos do Facebook aplicados ao processo de ensino-aprendizagem no Ensino Superior: uma revisão de escopo
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Niterói, 2023)O presente trabalho tem como proposta analisar os usos de grupos do Facebook para fins educacionais no ensino superior, a partir das evidências científicas apresentas em estudos utilizando esta mídia social. Especificamente, ... -
Hack[ando] a floresta: educação, ciência e natureza: abordagens transdisciplinares na aprendizagem tecnológica
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Niterói, 2023)Este é um relato de experiência sobre a atividade transdisciplinar Hack[ando] a Floresta e análise de sua metodologia sob a ótica de três pensadores da educação: Daniel Munduruku, Moacir Gadotti e Edgar Morin. Nossa proposta ... -
Useless machines: interfaces entre arte e o ensino de novas tecnologias
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Niterói, 2023)Este estudo visa apresentar através de uma pesquisa-intervenção a construção, desenvolvimento e a execução de oficinas relacionando conceitos e práticas do campo da arte e do design ao ensino de novas tecnologias. O projeto ... -
Google Maps como ferramenta didática na promoção do pensamento geográfico
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Niterói, 2023)Os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano e, nesse sentido, a escola tem o potencial de ser um local de contato e aprendizado crítico sobre essas ferramentas, a fim de formar cidadãos autônomos ... -
Ensino remoto e os desafios da escola pública: um estudo de caso sobre a capacitação de professores do município do Rio de Janeiro no período emergencial
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Niterói, 2022)O presente artigo tem como objetivo geral analisar como se deu a capacitação dos professores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro em 2021 durante o ensino remoto. Com a pandemia da COVID-19 em 2020 e suas trágicas ... -
E o Educativo, onde está?: reflexões sobre presença e atuação do setor educacional dos museus nas plataformas digitais durante a pandemia do Covid-19
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Niterói, 2023)Este artigo visa apresentar o processo e os resultados de uma pesquisa que buscou compreender o fenômeno de migração das atividades educativas das instituições culturais do modo presencial para o virtual, no início da ... -
Vídeo participativo online: produção audiovisual e aprendizagem inventiva
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Niterói, 2022)O vídeo participativo (VP) é uma metodologia no qual o grupo envolvido conduz todo o processo de produção audiovisual. Neste trabalho, relatamos a experiência de realização de um vídeo, seguindo as premissas desta metodologia, ... -
A gestão pedagógica e a inserção das TDICs no ambiente escolar: um estudo de caso na Rede Municipal de Educação da cidade de Rio Bonito
(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Niterói, 2022)A pesquisa aqui apresentada busca refletir sobre a inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS) no espaço escolar público, partindo da ideia de que tão importante quanto disponibilizar o acesso a ...